quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Anjos e Demônios (Dan Brown)


    Dan Brown é conhecido mundialmente por escrever histórias que atacam as sólidas estruturas da Igreja Católica. Exemplo disso é a obra O Código da Vinci, como também Anjos e Demônios que, devido ao seu sucesso, foram para as telas do cinema. Esta precede aquela por ser a primeira aventura do personagem principal, Robert Langdon. Desse modo, Dan Brown aborda a questão da ameaça terrorista ao Vaticano, num dos momentos mais importantes para os católicos: a eleição papal.
      Robert Langdon é professor de simbologia religiosa na Universidade de Harvard, tendo três livros escritos sobre o tema. Respondendo a um chamado de Maximilian Kohler, físico e diretor de um renomado centro de pesquisa em energia nuclear, o Conseil Européen pour la Rocherche Nucléaire (CERN), vai a Genebra a fim de prestar esclarecimentos sobre um ambigrama marcado a fogo no peito de um dos físicos que fora assassinado, Leonardo Vetra. Este vinha trabalhando em um projeto secreto do LHC (Large Hardron Collider), no qual teria criado a antimatéria - um tipo de energia extremamente poderoso, mas também fortemente instável e destrutivo. A filha de Vetra, Vittoria, fora a projetista da bateria que recarregava o tubo da antimatéria.
         Langdon e Vittoria são enviados ao Vaticano onde, junto com o camerlengo Carlo Ventresca, tomam conhecimento de que naquela noite, a cada hora, um dos preferiti, os cardeais mais cotados para a sucessão papal, seriam assassinados em quatro igrejas de Roma e marcados com os sinais Illuminati, uma fraternidade extinta há 400 anos que pregava o triunfo da ciência sob a religião. Tal extermínio serviria para relembrar o ritual de La purga, no qual a Igreja marcara a fogo com o símbolo da cruz, quatro cientistas Illuminati para purgar seus pecados de heresia, em 1668. Aliados à Guarda Suíça, sob a chefia do comandante Olivetti, Langdon e Vittoria deviam impedir o assassinato dos cardeais e encontrarem o tubo de antimatéria a tempo de fazerem a recarga de sua bateria, evitando um desastre maior. Para isso, Langdon devia usar seus conhecimentos sobre os Illuminati, percorrendo o Caminho da Iluminação, salvando a Igreja do iminente perigo e libertando os preferiti: cardeais Lamassé, de Paris; Guidera, de Barcelona; Ebner, de Frankfurt; e Baggia, de Milão.
          Além de explodir a Cidade do Vaticano, os Illuminati queriam causar impacto na mídia, fazendo com que o mundo acompanhasse tudo ao vivo. Em virtude disso, o Hassassin comunica-se previamente com o fracassado repórter Gunther Glick e a cinegrafista da BBC, Chinita Macri, a fim de que pudessem registrar os detalhes mais humilhantes para o catolicismo: o extermínio de seus cardeais e a queda do poder de Roma.
        Enquanto a Igreja e o mundo viviam um clima de tensão diante da ameaça terrorista, dentro da Capela Sistina os 161 cardeais davam seguimento à secreta reunião do Conclave, sob a supervisão do Cardeal Mortati, eleito para o cargo de Grande Eleitor. No entanto, a lealdade do Vaticano, cuja segurança era considerada impenetrável, via-se ameaçada, uma vez que surgira a suspeita de que alguém poderia ter traído a Igreja e contribuído para a instalação do caos Illuminati.
         A ideia central que constitui a essência de Anjos e Demônios é o confronto antigo entre ciência e religião. A perseguição da Igreja aos Illuminati nos séculos passados fora o motivo do retorno de sua filosofia, deturpada por uma ameaça terrorista. O antigo papa - assassinado por uma superdosagem de eparina - adotava uma postura liberal, dando apoio as pesquisas científicas e, inclusive, destinando recursos para financiá-las. O camerlengo, no entanto, via essa postura como perigosa e arriscada, uma vez que prezava, acima de tudo, pela perpetuação da fé e proteção aos valores da Igreja, tanto materiais quanto espirituais. Mesmo assim, o afeto e apreço filial que tinha pelo falecido papa o fazia apoiá-lo.
        Anjos e Demônios é um romance denso e profundo. A característica peculiar com que Dan Brown entremeia informações sobre ciência, religião e história da arte desperta no leitor a curiosidade por descobrir os significados ocultos de monumentos e documentos históricos. Isso faz com que o enredo seja ainda mais fascinante, prendendo a atenção para descobrir o que se desenrola no próximo capítulo.
       Por fim, um aspecto é interessante na trama construída por Dan Brown: ao mesmo tempo que a Igreja é atacada e ameaçada ser destruída, os protagonistas (céticos) enfrentam duros desafios para salvá-la de sua ruína. Consequentemente, a razão de ser da Igreja continua sendo uma constante importante e necessária. Vale observar o seguinte: conclui-se que, para Dan Brown, a inexistência da Igreja significaria o extermínio da fé.

REFERÊNCIA LITERÁRIA
Título:          Anjos e Demônios
Autoria:        Dan Brown
Editora:        Sextante
Ano:             2009
Local:           Rio de Janeiro
Gênero:        Ficção científica | Suspense

  Confira o trailer da adaptação para o cinema lançada em 2009: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário