domingo, 25 de dezembro de 2011

O Menino do Pijama Listrado (John Boyne)

o menino do pijama listrado          John Boyne é irlandês nascido em 1971. Escreveu seis romances traduzidos para mais de trinta idiomas. O Menino do Pijama Listrado rendeu-lhe dois prêmios do Irish Book Awards e de finalista do British Book Award. O sucesso da história fez com que fosse para as telas do cinema em 2008, pela Miramax.
          O Menino do Pijama Listrado é um livro construído sob os acontecimentos do nazismo alemão. Bruno, um menino de nove anos, sua irmã Gretel, de doze anos, seu pai e sua mãe viviam em uma casa ampla e espaçosa em Berlim. Certo dia, Bruno chega em casa e vê a criada Maria arrumando suas coisas dentro de caixas. Logo descobre que estavam de mudança, o que o deixara muito irritado. Sentia muito ter que se despedir dos amigos Karl, Daniel e Martin, do corrimão de sua casa onde podia se divertir escorregando, da vida cotidiana em Berlim. No entanto, a profissão do pai, que seguia a carreira militar, exigia o sacrifício da família, a fim de que permanecessem unidos. Desta forma, todos se mudam para Haja-Vista.
          Bruno se sente profundamente decepcionado com a nova casa, por ela ser bem menor e principalmente por que não havia muitas possibilidades de se fazer amigos em Haja-Vista. Além do mais, não aguentava a zombaria que lhe fazia o tenente Kotler, bem como sua irmã, o que para ele já era um Caso Perdido.
          Obrigado a se adaptar à nova realidade, Bruno descobre um local curioso que podia ser visto de sua janela: um ambiente em que todas as pessoas usavam pijamas listrados, viviam sempre de cabeça baixa numa atitude triste e eram constantemente lisonjeadas pelos militares. Em sua mente infantil, Bruno nem de longe suspeitava que seus vizinhos moravam em um campo de concentração.
          Certo dia, cansado da vida monótona dentro de casa, Bruno decide praticar seu hobby favorito: explorar. Enquanto caminhava rente a um alta cerca, avista um garoto do outro lado dela e o cumprimenta. A partir de então, Bruno e Shmuel – que coincidentemente haviam nascido na mesma data – passam a se encontrar todas as tardes para conversarem, divididos apenas pela cerca. Nascia ali uma grande amizade que devia ser mantida às escondidas, uma vez que traria graves consequências para ambos se o pai de Bruno descobrisse que ele conversava com um menino judeu.
          Com o passar do tempo, o pai de Bruno decide que seria melhor para a esposa e os filhos voltarem para Berlim. Diante disso, Bruno decide se despedir de Shmuel com uma exploração do lado onde o menino judeu vivia. Nessa exploração dá-se o acontecimento que mudaria a vida de todos, impactando diretamente a família de Bruno.
          A fábula narrada por John Boyne encanta pela simplicidade e pela carga emotiva que o conteúdo da mensagem produz. Cada personagem possui traços bastante característicos: a autoridade do pai, a submissão da mãe, o sarcasmo da irmã, a inocência de Bruno, a humildade de Shmuel, etc.. Tudo isso, elencado no enredo construído sob acontecimentos históricos verídicos, conjugam-se em uma rede de valores: amizade, amor, carinho, respeito, tolerância, aceitação, superação. Aí repousa a maravilha e o encanto de O Menino do Pijama Listrado.

REFERÊNCIA LITERÁRIA
Título:       Menino do Pijama Listrado, O
Subtítulo:  uma fábula
Autoria:     John Boyne
Editora:     Companhia das Letras
Ano:          2007
Local:        São Paulo
Edição:     
Gênero:     Drama
 
Confira o trailer da adaptação para o cinema lançada em 2008:

Nenhum comentário:

Postar um comentário