domingo, 11 de dezembro de 2011

O Hobbit (J. R. R. Tolkien)


        Na obra O Hobbit, prelúdio de O Senhor dos Aneis, deparamo-nos com a história de Bilbo Bolseiro, um hobbit que vivia sua vida tranquilamente numa vila pacata. Os hobbits são um povo de natureza pacífica e calma. Prezam pela organização e limpeza de suas pequenas tocas e se divertem tomando chá e fumando charutos. Para eles nada mais interessa além de uma vida confortável, com a despensa cheia e a adega bem abastecida.
            Certo dia, Bilbo recebe a visita de Gandalf, um mago que por ali passava e vinha convocar Bilbo para uma expedição, mesmo que a contragosto. Toda a paz do bolseiro é perturbada quando sua toca é literalmente invadida por diversos anões que seriam seus companheiros de viagem. Mesmo diante da insistência de Bilbo em convencer o mago e os anões de que teriam se enganado ao convocá-lo para tal expedição, seus esforços não surtem efeito e os planos começam a ser traçados. Bilbo era um ladrão e o plano era justamente roubar o tesouro guardado por Smaug, o Magnífico, um dragão forte e terrível.
            Contrariado e ressentido por ter de abandonar sua confortável toca hobbit, Bilbo e os anões partem em viagem, liderados por Thorin. Nada tão incômodo como viajar montado naqueles pôneis, por caminhos tortuosos e com uma escassez de comida tamanha. A situação se agrava ainda mais quando o grupo tem toda a sua reserva saqueada por um bando de orcs, os guardiões da montanha, que aprisionam os anões fazendo com que Bilbo os perdesse de vista. No entanto, ao encontrar uma estranha criatura chamada Gollum, o Sr. Bolseiro consegue a incrível façanha de lhe roubar seu anel, num jogo de advinhas, evitando ser devorado. O anel de Gollum tinha o poder de deixar invisível aquele que o estivesse usando.
            A viagem continua e os perigos também. Orientados apenas pelo mapa de Thror os anões e o hobbit prosseguem sua jornada com objetivos distintos: para Thorin e sua turma aquela expedição só teria sentido se conseguissem derrotar o dragão e saquear tudo aquilo que lhes tinha roubado; para Bilbo no entanto, mesmo que não recebesse a parte que lhe fora prometida do tesouro, confortar-lhe-ia pensar que poderia voltar para sua toca e relaxar com os pés para o alto, tomando chá e fumando cachimbo, sentado em sua agradável poltrona. Mas uma vez iniciada aquela busca, ela deveria ser levada até o fim. E muitos desafios ainda teriam de ser superados pelos aventureiros, especialmente na Floresta das Trevas, onde vivia o arisco povo do Rei Élfico.
            Em sua origem, O Hobbit foi uma obra que Tolkien escreveu para seus próprios filhos. Publicado em 1937, teve sucesso imediato e rapidamente vendeu milhões de cópias pelo mundo inteiro. Hoje é um clássico da literatura universal e um dos livros mais influentes da atual geração.

TOLKIEN, J. R. R.. O Hobbit. São Paulo: Editora WMF, Martins Fontes, 2009. 3ª ed.. 300 pgs.

Confira o trailer da adaptação para o cinema com previsão de lançamento em dezembro de 2012:


Nenhum comentário:

Postar um comentário