quinta-feira, 21 de agosto de 2014

O Cavaleiro dos Sete Reinos (George R. R. Martin)



            Mundialmente famoso pela aclamada série Crônicas de Gelo e Fogo, George Martin traz a seus leitores esse livro fabuloso. Na verdade, trata-se de uma série de antologias de contos publicadas pelo autor e reunidas nesse volume pela Editora Leya. O tempo da história é um período, cerca de 90 anos antes de Guerra dos Tronos, o primeiro livro da série, mas que não conserva muita relação com este, de forma que se apresenta como uma história que ocorre no mesmo mundo de Westeros, mesmo que independente.
           A história divide-se em três capítulos com acontecimentos bem definidos: 1º) O Cavaleiro Andante; 2º) A Espada Juramentada; 3º) O Cavaleiro Misterioso.
            No primeiro, Dunk é o escudeiro de Sor Arlan de Centarbor, que veio a morrer após ser acometido por um resfriado enquanto cavalgavam rumo ao torneio da Campina de Vaufreixo. Mesmo sempre se referindo ao garoto como "o pateta, cabeça-dura como uma muralha de castelo", Sor Arlan havia cumprido o rito que transformara Dunk em um cavaleiro. No caminho, Dunk encontra-se com um garoto de cabelo raspado chamado Egg e, diante da insistência, torna-o seu escudeiro. Cheio de dúvidas, Dunk consegue alguns trocados para adquirir um escudo e nova armadura e, sob o nome de Duncan, o Alto (devido a seu porte grande e imponente), entra na disputa. Contudo, ao envolver-se em uma confusão, Dunk é submetido ao famoso Julgamento por Sete, impressionando a todos em uma batalha decisiva.
            No segundo conto, Dunk e seu escudeiro partem em caminhada. Nas terras de Sor Eustace Osgrey, em Pousoveloz, descobrem que a seca alarmante que a atingia era devido à Viúva Vermelha, que havia desviado o curso do riacho xadrez. Após juramenta-se a Sor Eustace, Dunk recruta guerreiros do vilarejo e parte para combaterem a Senhora Rohanne em Fosso Gelado, sua morada. Todavia, o encontro com a viúva e seu relato sobre os fatos colocaria em xeque a versão apontada por Sor Eustace. Novamente os garotos deveriam consertar o conflito que poderiam ter evitado, caso não se envolvessem onde não lhes dizia respeito.
            Na terceira história, os dois jovens desejam conhecer a famosa Muralha localizada no norte de Westeros e parte rumo a ela. No caminho encontram-se com um grupo de cavaleiros que partia rumo a um torneio por ocasião do casamento de Sor Butterwell de Alvasparedes com uma Frey da Travessia. O prêmio para o vencedor seria alguns ovos de dragão, um artigo muito apreciado durante aquele auge da dinastia Targaryen. Juntamente com os outros cavaleiros andantes, Dunk descobriria uma conspiração por parte do cavaleiro cognominado como Violinista, que pretendia derrubar a coroa. 
            Conforme já mencionado, esse livro não possui muitas relações com as histórias de Crônicas de Gelo e Fogo. Contudo, alguns eventos a que a série faz alusão, são detalhados nesse volume. Exemplo desses é a Rebelião Blackfyre e o auge do Reinado da Casa Targaryen. Por outro lado, tais relações não são perceptíveis apenas se olharmos os livros como histórias independentes. Os volumes que compõem a série Crônicas de Gelo e Fogo fazem menção a Dunk e Egg em algumas partes específicas que, no momento, fogem aos objetivos desta resenha. Além do mais, conforme revelado pelo autor George Martin em suas entrevistas, esses três contos não esgotam as histórias de Dunk e Egg, de forma que outros volumes estão em vistas de produção para abordar ainda mais sobre suas aventuras e o papel que desempenham no mundo de Westeros.

REFERÊNCIA LITERÁRIA
Título:       Cavaleiro dos Sete Reinos, O
Subtítulo:  Histórias do mundo de Gelo e Fogo
Autoria:     George R. R. Martin
Editora:     Leya
Ano:          2014
Local:        São Paulo
Edição:      1ª
Gênero:     Aventura | Ficção fantástica

Nenhum comentário:

Postar um comentário