sábado, 25 de junho de 2016

99 Filmes Clássicos para Apressadinhos (Henrik Lange // Thomas Wengelewski)

            Adotando o mesmo estilo de quadrinização, essa é outra seleção do autor que também 90 Livros Clássicos para Apressadinhos. Em parceria com Thomas Wengelewski, Henrik Lange também possui a obra 99 Séries Clássicas para Apressadinhos.
            Aqueles que apreciam um bom filme podem preparar a pipoca e se divertir com uma seleção de noventa e nove longas-metragens resumidos ao estilo de Henrik Lange: uma página e quatro quadrinhos que resumem o mais importante de cada história. Todavia, vale uma advertência: os filmes são apresentados em uma opinião satírica que talvez exalte mais a futilidade de passar algumas horas em frente à televisão do que a exemplar mensagem oculta em cada um deles.
            A seleção dos autores conta com títulos clássicos lançados dos anos 30 aos anos 2000. Alguns exemplos são: King Kong (1933); O Exorcista (1973); Guerra nas Estrelas (1977); E.T. (1982); Forrest Gump (1994); Duro de Matar (1988). Os gêneros são diversos, passando pelo drama, comédia, romance, terror, aventura e ação. A única característica comum a todos é uma boa dose de bom humor nos balõezinhos descritivos e desenhos que ilustram a apresentação de cada filme.
            Antes que haja polêmica quanto ao modo como os autores resumem grandes produções cinematográficas, deve ficar claro que isso é somente uma opinião dentre tantas que podem ser a favor ou contra. Mesmo assim, qualquer um que tomar esse livro em mãos concordará que algumas caracterizações são bastante engraçadas e até mesmo esclarecedoras. Após terminar o livro, é provável que muitos tenham uma lista de filmes para assistir.
            Outra utilidade de que serve essa coletânea é a informação. Nela estão resumidos os roteiros de dezenas de filmes que, caso fossem assistidos, demandariam horas e horas em frente à televisão, sendo que muitas delas tornar-se-iam uma tremenda perda de tempo. Com esse livro, por outro lado, ninguém mais poderá fazer uso do argumento de que não tem noção alguma daquele filme que o amigo não larga mão de recomendar insistentemente, como se fosse a melhor produção de Hollywood. Em contrapartida, produzirá o efeito colateral de fazer como aquele filme do qual já se tinha uma opinião negativa, seja definitivamente banido da extensa lista de filmes para assistir antes de morrer.
            Opiniões à parte, o grande mérito dos 99 filmes clássicos apresentados nesse livro é estabelecer um paralelo entre cultura X contracultura. Uma conclusão mais elaborada deixará claro que aquilo que vemos acontecer na tela, prendendo a atenção de tal forma que nos paralisa em uma poltrona por uma ou duas horas, na maioria das vezes não corresponde à realidade que vivemos. A mesma leitura vale para a mensagem que alguns filmes transmitem, as quais, mesmo que sejam belíssimas e cobertas de verdade, dificilmente se aplicaram a todos os cinéfilos, como algo capaz de terem um final feliz (ou triste!) assim como o dos personagens da trama. Aí entra o humorismo da zoação que os autores fazem, mostrando que tudo pode ter outro ponto de vista. Afinal, se a vida é uma comédia, um pouco de ridicularização não fará mal a ninguém.

REFERÊNCIA LITERÁRIA
Título:   99 Filmes Clássicos para Apressadinhos
Autoria: Henrik Lange / Thomas Wengelewski
Editora: Galera Record
Ano:      2011
Local:    Rio de Janeiro
Gênero: História em quadrinhos | Livros | Sátira

Nenhum comentário:

Postar um comentário