quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Como fazer amigos (Don Gabor)



            Viver em sociedade requer o domínio de uma boa comunicação nos diversos ambientes em que os indivíduos se envolvem: escola, trabalho, lazer, família, círculos e grupos sociais. Contudo, nem sempre é fácil estabelecer diálogos de maneira natural, principalmente em situações as quais o contato com estranhos requer graus de afinidade mais elevados. Esse livro traz uma análise dessas situações cotidianas e oferece algumas dicas para melhorar o contato e a comunicação nas mais variadas situações.
            Aqueles que desejam melhorar a comunicação devem estar atentos logo no primeiro contato com a outra pessoa. É necessário abrir os canais de comunicação mantendo uma postura receptiva ao iniciar um diálogo. O primeiro passo para iniciar esse contato é mostrar-se aberto ao encontro e fazer contato visual, comportando-se de maneira descontraída e aberta. Tal postura fará com que o interlocutor sinta-se a vontade para compartilhar experiências e romperá as barreiras iniciais que são criadas ao deparar-se com um estranho. O passo seguinte deve procurar elementos que revelem as afinidades entre os interlocutores. Essa busca pode ser facilitada por meio de perguntas formais que visem conhecer melhor o outro, mas sem parecer demasiadamente invasivo em relação à intimidade da pessoa. A colheita das informações por meio dessas perguntas permitirá que os interlocutores descubram características afins – opiniões, gostos, preferências, pontos de interesse, lugares, etc. – que permitirão estender o diálogo e conhecer um pouco mais sobre a alteridade de cada um de uma maneira recíproca.
            Embora as condições favoráveis dependam diretamente do perfil psicológico dos indivíduos envolvidos, é certo que na maioria dos casos as pessoas estão abertas a conversas que não as exponham demais ou ponham em risco sua imagem. Portanto, a proposta apresentada pelo autor desse livro é esmiuçar os diversos fatores que interferem diretamente em um bom diálogo e proporcionar a quebra de paradigmas pré-definidos que na maioria das vezes limitam e impõem barreiras à comunicação. Talvez um dos principais seja a imagem que o próprio indivíduo formula de si mesmo e do outro. Desse modo, quem busca estabelecer diálogos deve procurar vencer o medo de se expor, o receio diante da reação do outro e os estereótipos que a falta de conhecimento e intimidade criam. Somente lapidando esses “pré-conceitos” os canais comunicativos estarão plenamente abertos.
            Enfim, os passos iniciais convergem para algo mais elementar que é a amizade. Grandes amigos são pessoas capazes de se relacionar da maneira mais plena e que dominam perfeitamente os mecanismos de uma boa comunicação. A amizade envolve comprometimento em ser capaz de compreender o outro em seu espaço existencial fazendo com que pessoas diferentes consigam se apoiar mutuamente, compartilhando suas vidas e as experiências vividas. Ao contrário do que muitos pensam, a amizade não é fruto do passar do tempo e sim do nível de comprometimento que os amigos obtiveram na comunicação.
            As dicas apresentadas não fogem ao vasto gênero autoajuda com suas milhares de receitas prontas. Contudo, o conteúdo da obra é extremamente pertinente para que os contatos sociais se tornem cada vez mais qualitativos. Certamente aqueles que souberem aproveitar as dicas desse livro em seus encontros casuais não se decepcionarão com a melhoria que vão experimentar nos mais variados tipos de relacionamentos.

REFERÊNCIA LITERÁRIA
Título:   Como fazer amigos
Autoria: Don Gabor
Editora: Nobel
Ano:      1998
Local:    São Paulo
Edição:  1ª
Gênero: Autoajuda | Motivação | Comportamento | Psicologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário