quinta-feira, 4 de agosto de 2016

O Dragão de Gelo (George R. R. Martin)

            Autor da série Crônicas de Gelo e Fogo (adaptada para um seriado sob o título de Game of Thrones), George Martin traz nesse livro uma obra voltada mais para o público infantil. Consequentemente, o estilo do autor foi perfeitamente adaptado para os pequenos, enriquecendo ainda mais a história com ilustrações cuidadosamente trabalhadas pelo artista espanhol Luis Royo para que um pouco do rico imaginário do autor seja contado às crianças.
            Adara era uma garotinha que vivia com o pai e seus irmãos mais velhos Geoff e Teri em uma aldeia. Mais que tudo, ela adorava o inverno e se divertia a brincar com os lagartos de gelo. Era uma criança diferenciada, nascida durante o mais rigoroso inverno de que se tinha notícia e que, inclusive, havia ceifado a vida de sua mãe, logo após lhe dar à luz. Encantava-se com o Dragão de Gelo, uma criatura lendária e temida por todos, uma vez que, por onde passava, espalhava um frio tão intenso que a tudo congelava. Ainda pequena, Adara vira o Dragão de Gelo e passeara montada em suas asas, selando uma amizade eterna.
            Certo dia, seu tio Hal – um dos cavaleiros do rei - chegou trazendo a notícia de que o exército inimigo se fortalecera e um novo ataque era iminente. Mesmo sob aquela advertência, o pai de Adara decidiu permanecer onde estava, levando em conta todas as experiência por que tinha passado naquele lugar, de forma que ele se tornara especial. Adara se rejubilou com a decisão do pai, uma vez que sua maior preocupação era ter de ficar distante do Dragão de Gelo.
            O Dragão de Gelo aproxima-se muito mais de um conto do que de simples história voltada para crianças. Enquanto os pequenos irão apenas se encantar com a vida de Adara e sua amizade com o dragão, um olhar mais profundo poderá viajar por outras mensagens. Adara é uma menina ressentida pela perda da mãe e introvertida em decorrência disso. Tal fato instalara certa frieza em seu coração, talvez uma marca do próprio ambiente em que vivia e do contexto que vitimou sua mãe. Por outro lado, seu encantamento com o Dragão de Gelo é o elemento chave que a torna uma criança cujo coração congelado pela dor é aquecido pela força de uma amizade sem precedentes. Daí pode-se extrair a mensagem da importância dos laços afetivos na superação de traumas capazes de esfriar a chama de vida que as crianças possuem. Olhando por esse lado, pode-se afirmar que Adara e o Dragão de Gelo ocupam o centro de toda a história sem que, no entanto, um seja mais protagonista do que o outro, visto que o tema da amizade é a espinha dorsal em que a história se desenvolve. Pode-se dizer que a obra segue uma tendência de inovação no que diz respeito ao gênero fábula. Enquanto as já consagradas histórias de Branca de Neve e os Sete Anões, Cinderela, A Bela e a Fera, etc., enalteciam a beleza do romantismo que supera até mesmo a morte, novos autores como Joanne K. Rowling, Tolkien e George Martin destacam a importância da amizade na superação dos problemas da vida, sob o ambiente da literatura fantástica.
            A obra em questão foi publicada muito tempo antes da série que consagrou George Martin como um dos mais influentes escritores dos tempos modernos, de forma que muitos críticos a consideram como um esboço do que viria a surgir depois. Nela é possível visualizar os elementos que o autor mais aprecia em suas obras: dragões, cenários invernais, batalhas fantásticas, criaturas mitológicas, etc.. Enfim, trata-se de um excelente começo antes que as crianças se interessem por mergulhar no denso mundo de gelo e fogo.

REFERÊNCIA LITERÁRIA
Título:   Dragão de Gelo, O
Autoria: George R. R. Martin
Editora: Leya
Ano:      2014
Local:    São Paulo
Gênero: Conto | Fábula

Nenhum comentário:

Postar um comentário