sábado, 2 de junho de 2012

Star Wars - Episódio I: a ameaça fantasma (Terry Brooks)

star wars - episodio I - a ameaça fantasma          A saga Star Wars já é uma série consagrada no cinema como uma das melhores de todos os tempos. Desta forma, os filmes de George Lucas marcaram o imaginário da geração dos anos 70 e continua a seduzir milhares de fãs até os dias atuais. Assim, Terry Brooks traz para a literatura o fantástico universo de Guerra nas Estrelas, por meio dessa bela narrativa do primeiro episódio da saga.
          A Federação de Comércio estava em conflito com a República devido a suas expansões pela galáxia, que vinham impondo um regime de servidão aos diversos reinos. Com isso, a dupla de Cavaleiros Jedi, Qui-Gon Jinn e seu aprendiz padawan Obi-Wan Kenobi, é enviada ao vice-rei Nute Gunray a fim de permear os acordos de paz. No entanto, são recebidos por uma emboscada em que milhares de guerreiros dróides da Federação são incumbidos de eliminá-los. Restava-lhes pois a fuga, tentando a diplomacia por meio da recusa de assinatura do tratado da Federação, pela princesa Amidala, representante maior do planeta Naboo, que vinha sendo alvo de ataque dos inimigos. A proteção da princesa e sua criada Padmé tornara-se o foco principal da missão dos Cavaleiros Jedi e, durante a fuga, seriam auxiliados pelo desastrado Jar Jar Binks, um Gungan habitante de Naboo que teve a vida salva por acaso pelos Jedi, além do fiel robô R2-D2.
          Em outro pólo da galáxia, no planeta Tatooine, vivia um garoto de nome Anakin Skywalker. Ele era escravo de um toydarian comerciante de peças para naves, Watto, e competia nas corridas de pod, promovidas em Mos Espa. Anakin vivia ajudando sua mãe com o fruto de seu trabalho e vinha trabalhando no projeto de um robô, C3-PO, que seria um dróide de protocolo para auxiliar nas tarefas de casa. Por se tratar de um local pobre e, portanto, não muito visado pela Federação, a nave Jedi aterrissa no planeta Tatooine a fim de conseguir algumas peças para seu conserto. O encontro de Anakin com a comitiva trouxera esperança para o garoto de se tornar piloto de uma nave espacial verdadeira. Por outro lado, Qui-Gon logo percebera que aquele menino era muito mais do que aparentava ser e a alta concentração de midh-clorians em seu sangue revelava que ele poderia ser o escolhido Jedi. Desta forma, a liberdade do garoto é conquistada quando ele derrota Sebulba, um dug competidor das corridas de pod, que tinha fama de trapaceiro. Anakin seguiria viagem com os guerreiros Jedi, animado pela promessa de que se tornaria um deles, mesmo esmagado pela saudade de sua mãe Shmi Skywalker. Porém, restava-lhe ainda ser admitido pelo Conselho Jedi que ser reunia em Coruscant e tinha o mestre Yoda como um dos seus principais membros.
          A Ordem Jedi era mantida por um grupo harmonioso de seguidores que tinham a missão de manter o equilíbrio da Força unificadora da harmonia universal, sob a tarefa de servir. A ela se contrapunha a Ordem Sith, criada por um Jedi trapaceiro que acreditava que o poder real da Força estaria na escuridão e não na luz. Seu principal intuito era dominar e Darth Maul era um dos dissidentes Jedi poderoso, membro desse lado negro da Força. Darth Sidious era seu aprendiz, dotado de grande habilidade na luta com espadas de sabre de luz. A Federação aliara-se à Ordem Sith e Darth Sidious fora enviado para garantir a dominação. Diante dessa ameaça, os guerreiros Jedi teriam que unir suas forças na luta contra as insídias do mal.
          A narrativa de Terry Brooks é concisa e bastante fiel ao enredo do filme, apresentando apenas maiores informações sobre a origem de Anakin e dos guerreiros Sith, bem como os fundamentos da rixa destes últimos com os guerreiros Jedi. Star Wars é um universo povoado de seres e criaturas que se misturam aos homens e naves, compondo um cenário de muita ação e aventura. Desta forma, o que nos é apresentado é uma história extremamente empolgante, capaz de encantar jovens e adultos de todas as gerações.
 
BROOKS, Terry. Star Wars: Episódio I: a ameaça fantasma. São Paulo: Meia Sete Editora, 1999. 258 pgs.

Confira o trailer da adaptação para o cinema lançada em 1999:

Nenhum comentário:

Postar um comentário