sábado, 30 de junho de 2012

Harry Potter e a Câmara Secreta (Joanne K. Rowling)


       Após o sucesso obtido pela publicação da primeira obra, Harry Potter e a Câmara Secreta é a segunda aventura do bruxo mais famoso da literatura contemporânea. Desta vez, muitas surpresas misteriosas o aguardavam em seu segundo ano na escola de bruxaria de Hogwarts.
Como sempre, Harry Potter passava férias tediosas junto à família dos Dursley. Nada o cansava tanto como ouvir as repreensões dos tios trouxas Petúnia e Válter, sempre em defesa do mimado primo Duda. Porém, em um evento importante para os Dursley, Potter recebe a visita de Dobby, um estranho elfo doméstico, que tentou de todas as maneiras convencê-lo a não retornar a Hogwarts. Segundo Dobby, coisas estranhas estavam para acontecer na escola durante aquele ano e, para a segurança de Harry, era preferível que não voltasse. Mas Hogwarts tornara-se o lugar preferido de Harry e por nada no mundo ele deixaria de voltar. A discussão entre Harry e o elfo acabaria por estragar a noite dos Dursley e o bruxo só se livraria bem dessa com a chegada providencial do amigo Rony e seus irmãos, no carro voador do pai.
        Sem se importar com as palavras do elfo, Harry e Rony regressam a Hogwarts para mais um ano, numa chegada nada agradável. Todos sentiam a expectativa com os novos aprendizados que, dessa vez, teriam a vasta obra do professor Gilderoy Lockart como principal fonte bibliográfica. Hogwarts era a mesma: os alunos, os jogos de quadribol, os professores e até mesmo a velha intriga de Draco Malfoy com a fama de Harry Potter. No entanto, estranhos acontecimentos logo se sucedem: diversos ataques por feitiço de petrificação trariam grande preocupação aos professores, principalmente ao diretor Alvo Dumbledore. Sequencialmente, foram várias as vítimas: Madame Nor-r-ra, a gata de Filch; Colin Creevey, novato da Grifinória que, com sua câmera fotográfica, não deixava Harry em paz; Justino, um aluno da Sonserina; Nick-Quase-sem-Cabeça, um fantasma; e mais tarde, Hermione Granger, a parceira de aventuras de Harry e Rony. Diversas suspeitas se levantaram entre os três garotos, especialmente porque os ataques eram feitos a alunos de “sangue-ruim”, ou seja, filhos de pais trouxas. Além do mais, os alunos tomaram conhecimento de uma lenda segundo a qual Hogwarts possuía uma Câmara Secreta criada pelo fundador da Casa Sonserina, Salazar Slytherin. Somente o herdeiro de Slytherin seria capaz de abri-la e sondar seus mistérios. Sempre presente nos momentos imediatamente posteriores aos ataques, a principal suspeita seria de que Harry Potter fosse esse herdeiro, e muito mais do que isso, o autor de toda a confusão.
        A situação de Hogwarts se agravara depois que a irmã mais nova de Rony, Gina Weasley, fora capturada e desaparecera. Harry havia encontrado um estranho diário em que ficara sabendo que, muitos anos atrás, os mesmos ataques semelhantes haviam ocorrido e tiveram o aluno Tom Riddle como agente principal. Além do mais, naquele tempo uma aluna havia sido morta. Enfim, tais descobertas conduzem Harry e Rony ao encontro da câmara secreta, onde descobrem seus mistérios, principalmente o terrível basilisco (cobra) que a habita. Para Harry, no entanto, a entrada na câmara traria novas descobertas sobre o passado de seu arqui-inimigo, Lord Voldemort.
         A saga Harry Potter é repleta de aventura, magia e mistério. Desta forma, este segundo livro da série traz à memória do leitor personagens e fatos abordados no primeiro volume. Daí o fato da continuidade da história dar um sabor especial à narrativa. O importante é dar asas à imaginação para imergir com tudo no mundo Harry Potter. Uma aventura que se torna sempre mais prazerosa a cada volume da série.

ROWLING, Joanne K.. Harry Potter e a Câmara Secreta. Rio de Janeiro: Rocco, 2000. 288 pgs.

Confira o trailer da adaptação para o cinema lançada em 2002:



Nenhum comentário:

Postar um comentário