quinta-feira, 20 de março de 2014

À Espera de um Milagre (Stephen King)

            Inicialmente, À Espera de um Milagre foi publicado em partes e não como um volume único. Por considerá-lo grande demais, o editor sugeriu dividi-lo em seis partes que seriam levadas a público sequencialmente, como uma pequena série. O sucesso obtido entre os leitores foi esplêndido, consagrando-o como um dos best-sellers do autor e, mais tarde, publicado em um livro único. A obra também ganhou uma adaptação para as telas do cinema, protagonizada por Tom Hanks.
            Como interno de uma casa de repouso para idosos em Georgia Pines, Pau Edgecombe vivia sua monótona rotina. Paul havia trabalhado como carcereiro da Penitenciária de Cold Mountain, no Bloco E, mais conhecido como "corredor da morte". Casado com Janice, perdera a esposa num acidente automobilístico ocorrido em uma estrada do Alabama em 1956. Porém, o ano que mais marcara a vida de Paul foi 1932, durante a Grande Depressão, quando a chegada de um prisioneiro o colocou frente a seus valores e a si mesmo, desafiado pela natureza de suas atribuições enquanto funcionário do estado. As recordações das memórias desse ano são a pauta da narrativa em primeira pessoa, que o velho Paul revela a Elaine Connelly, uma amiga no asilo.
            Além de Paul, executavam as tarefas no Bloco E os carcereiros Harry Terwilliger, Dean, Brutus Howell (ou Brutal) e Percy Wetmore. Este era amparado por um grau de parentesco com o governador mas, seu caráter cruel e impiedoso, recomendava-no como o menos capaz para lidar com os prisioneiros condenados à morte. As atribuições dos guardas eram simples: deviam zelar pela guarda e segurança dos presos, até que fosse decretado o dia de suas execuções na cadeira elétrica, ou "Velha Fagulha", como era chamada em Cold Mountain. Naquele período o Bloco E não contava com muitos prisioneiros aguardando execução. Dentre estes, o mais divertido era o francês Eduard Delacroix, que distraia a todos com seu rato de estimação, Sr. Guizos ou "Willie do Barco a Vapor", como fora apelidado pelos guardas.
            Em 1932, a chegada de dois novos prisioneiros traria maiores precauções para os guardas: um era Wild Bill Wharton, um condenado de caráter frio e comportamento indisciplinado. O outro era John Coffey, um homem negro, de porte grande e que poderia causar muitos transtornos caso tivesse um ataque de fúria. No entanto, John permanecia a maior parte do tempo melancólico e calado, como se sua passividade fosse hilária e incompatível com seu tamanho. Coffey fora acusado e condenado pelo assassinato das irmãs gêmeas Detterick, no Condado de Trapingus, por ter sido encontrado segurando-as nuas e mortas nos braços no dia do ocorrido, mesmo que aos prantos e com ares de arrependimento.
            Paul era o chefe do Bloco E e o encarregado de coordenar as execuções. Sofria de uma infecção urinária terrível, que o fazia se curvar devido aos espasmos de dor. Um contato com John Coffey o deixara atordoado, pois passou a se sentir perfeitamente são e curado. Outro episódio acontecido com o rato de Delacroix, desta feita, frente aos outros guardas deixou a todos perplexos, quando perceberam os estranhos poderes sobrenaturais de cura, dos quais John Coffey era dotado. Naquela época, a esposa do diretor do presídio, Melinda Moores, vinha sofrendo com um câncer no cérebro que a deixava num estado deplorável. As chances de cura eram praticamente nulas. Seria possível que John Coffey pudesse ser uma última luz para quem estava à espera de um milagre? Tal possibilidade incomodava aos guardas que viam nessa esperança o risco de toda uma carreira vir a desaparecer.
            A obra de Stephen King traz uma temática profundamente questionadora: seria justo condenar à morte alguém cuja inocência era comprovada e que, ao invés de um criminoso, na verdade era um prodígio? A dor na consciência não poderia vir a falar mais forte em um homem que descobrira quem fora o verdadeiro autor do crime e que era atormentado pelo próprio silêncio. Enfim, essa é obra é incrivelmente emocionante.


REFERÊNCIA LITERÁRIA
Título:       Espera de um Milagre, À
Autoria:     Stephen King
Editora:     Objetiva
Ano:          2005
Local:        Rio de Janeiro
Edição:     
Gênero:     Drama

Confira o trailer da adaptação para o cinema lançada em 1999:

Nenhum comentário:

Postar um comentário