sábado, 4 de fevereiro de 2012

O Guardião de Memórias (Kim Edwards)

o guardiao de memórias          Kim Edwards cresceu na vila de Skaneateles, Nova Iorque. A mais velha de quatro filhos, graduou-se na Colgate University e na Universidade de Iowa, onde recebeu um mestre em Belas Artes em ficção e um mestre em Artes em Linguística. Após completar sua pós-graduação, foi com o marido para a Ásia, onde passaram cinco anos ensinando em vários países. Lá começou a publicar contos que ganharam muitas homenagens. Seu livro Os Segredos do Rei do Fogo foi pré-selecionado para o Prêmio Pen Hemingway de 1998. Seu romance O Guardião de Memórias, bestseller do The New York Times nos Estados Unidos, também foi publicado em diversos países.
          O poder das escolhas humanas é de uma tal dimensão que pode influenciar todo um futuro e afetar também a vida de outras pessoas. Diante disso, o mistério se reveste não na opção que se faz, mas em todas as outras que se deixa, acreditando que aquilo que se abraça é o mais importante. No entanto, a trama na qual é tecida a história desse livro, é construída na complexidade da perda. Principalmente naquela perda que se torna presença viva na culpa alojada no subconsciente.
          Tudo começara numa noite gélida de 1964, quando o Dr. David Henry fizera o parto em sua esposa Norah, auxiliado pela enfermeira Caroline Gill. Numa corrida contra o tempo, David se dividia e buscava um ponto de equilíbrio entre a adrenalina e a emoção em facilitar o nascimento de seu primeiro e tão esperado filho. Num primeiro momento, a alegria de ouvir o choro vital do filho Paul; num segundo momento, a surpresa diante da gêmea, Phoebe, que também suspirava por ser acolhida no mundo. No entanto, ao contemplar o rosto de Phoebe e confrontar aquela imagem com sua experiência médica, imediatamente David chega à triste constatação de que ela havia nascido com Síndrome de Down. Para evitar que a sombra que havia o amedrontado nos tempos de infância não pairasse novamente em sua família, David decidira entregar Phoebe a Caroline para que ela levasse a menina a um abrigo especial para crianças com essa doença. A Norah restaria a notícia de que Phoebe nascera com complicações de saúde e morrera instantes depois.
          Quando criança, David tivera uma irmã mais nova que sofria de problemas cardíacos. O sofrimento da menina culminava no sofrimento da família e cairia como um raio sobre todos quando a menina morrera. Desde então, David, um garoto tímido e reservado, decidira se tornar médico para aliviar o sofrimento de outras pessoas. Dividido entre o trabalho, a família e seu hobbie predileto, a fotografia, David manteria consigo o segredo sobre sua filha, impassível mesmo diante do sofrimento constante que aquela perda trazia para a esposa Norah, Esta, consolada por sua solidária irmã Bree, cuidaria do filho Paul e viveria sempre atribulada pela culpa de não ter junto a si também Phoebe.
          Caroline Gill escolhera levar a criança consigo ao constatar que o abrigo era um péssimo lugar para deixá-la. Numa situação atípica, conhecera Al e se casaria com ele. Phoebe teria uma vida como qualquer outra criança, necessitando apenas de cuidados especiais e o principal: ser amada. Em outro plano, seu irmão Paul também se desenvolveria e se dedicaria à sua vocação como músico, mesmo que a contragosto do pai. A morte de David Henry traria o fim de uma vida de silêncio e a revelação de um segredo guardado a sete chaves.
          A obra de Kim Edwards toca de forma muito sutil na questão do impacto de nossas escolhas sobre nós mesmos e sobre os outros. De um modo coerente, também contorna a questão da aceitação do diferente e em sua inclusão numa sociedade com a ideia ultrapassada de perfeição. Aqueles que são especiais por suas deficiências, são animados por um potencial de vida surpreendente que os faz buscarem seu direito à dignidade no convívio social.
 
EDWARDS, Kim. O Guardião de Memórias. Rio de Janeiro: Sextante, 2008. 320 pgs.
 
Confira o trailer da adaptação para o cinema lançada em 2008:

Nenhum comentário:

Postar um comentário