sábado, 11 de fevereiro de 2012

O Doador (Lois Lowry)

o doador          Lois Lowry é autora de diversos títulos para jovens e adultos. Recebeu inúmeros prêmios, dentre os quais o Boston Globe-Horn Book, o Dorothy Canfield Fisher, o Mark Twain, a Medalha Califórnia Young Readers e a Medalha John Newbery, concedida pela Association for Library Service to Children, uma divisão da American Library Association. O romance em questão é um best-seller da autora, com mais de 5 milhões de livros vendidos no mundo até 2010.
          Uma sociedade perfeita. É esse o plano de fundo da história. Em um futuro distante uma certa comunidade possui regras de rígida observância por seus componentes, visando preservar a ordem e o bem estar comum. No entanto, era uma sociedade opaca, de relações superficiais e inautênticas, sobretudo, sem amor.
          Anualmente havia uma cerimônia especial para as crianças que completavam doze anos de idade. Por essa ocasião, era atribuída a cada uma, uma função específica que deveriam desempenhar por toda a vida, após receberem um treinamento adequado. Dentre as funções, havia a do Recebedor de Memórias, que guardava consigo as lembranças da comunidade, imunizando-a do sofrimento do passado, mas também a aconselhando quanto aos rumos a serem tomados em momentos difíceis.
          Jonas, o protagonista da história, era um garotinho que vivia tranquilamente no seio familiar junto à sua irmã Lily, seu Pai, sua Mãe e Gabriel, uma criança-nova sob a responsabilidade do Pai. Como todas as crianças de sua idade, Jonas esperava ansioso pela Cerimônia dos Doze, onde receberia sua atribuição. Só não esperava que fosse escolhido pela Anciã-chefe e seu conselho para a mais delicada atribuição da comunidade: a de substituir o atual Recebedor de Memórias.
          Alertado de que sua função exigiria coragem, disciplina e muita força, Jonas inicia seu treinamento com o Doador. Pouco a pouco conhece as cores, a neve e as sensações de frio e calor. Seu sofrimento é maior ao experimentar a dor em um acidente de trenó, e intensificado ao fazer memória dos horrores da guerra e da fome.
          O mundo extraordinário que vai descobrindo leva Jonas a questionar os princípios no qual a sociedade perfeita em que vivia estava fundada. Ao descobrir o que estava por trás da Cerimônia de Dispensa para Alhures, em que as pessoas eram sacrificadas, a fim de evitar o sofrimento, Jonas se sente perplexo. Partilhando dos mesmos sentimentos do Doador, decide partir rumo a uma perigosa aventura que devolveria aos habitantes da comunidade suas lembranças boas e ruins, mas principalmente a força misteriosa do amor.
          O romance O Doador é uma estória que visa ensinar uma lição, de forma que se aproxima do estilo literário de uma fábula. Ao narrar o contexto da sociedade, a autora convida o leitor a inserir-se numa outra forma de perceber as relações sociais. Aos muito presos à realidade pragmática, a narrativa pode traduzir-se como um convite a abandonar a leitura. Mesmo de forma extremamente simplificada e talvez até mesmo pouco empolgante, o que permanece é a sabedoria de que o sofrimento possui uma força significativa capaz de devolver o amor e o afeto aos corações das pessoas. 


REFERÊNCIA LITERÁRIA
Título:     Doador, O
Autoria:  Lois Lowry
Editora:  Sextante
Ano:        2009
Local:      Rio de Janeiro
Gênero:   Drama

Confira o trailer da adaptação para o cinema lançada em 2014:

Nenhum comentário:

Postar um comentário