quinta-feira, 2 de março de 2017

O Escaravelho do Diabo (Lúcia Machado de Almeida)

            Famoso durante os anos 80/90 pela já aclamada coleção de que faz parte, o título de Lúcia Machado de Almeida ganhou uma adaptação cinematográfica em 2016.
            Alberto era um estudante de medicina que, certo dia fora surpreendido pela visão do irmão Hugo assassinado dentro de sua própria casa, com uma espada cravada no coração. Mais curioso ainda era que, poucos dias antes, Hugo recebera um embrulho pelos correios que continha um besouro fincado em uma rolha de cortiça. Intrigado com aqueles acontecimentos, Alberto fizera uma pesquisa sobre o estranho animal e constatou que seu nome científico remetia claramente ao objeto que ceifara a vida do irmão. Mesmo desconhecendo qualquer atrito de Hugo com quem fosse, o caso fora levado à polícia para investigação do dedicado inspetor Pimentel.
            Poucos dias depois uma nova morte assustara os moradores da pequena cidade onde Alberto vivia. O filho mais novo da dona de uma pensão, a irlandesa Clara O’Shea, morrera envenenado ao tomar um comprimido para um resfriado. Curiosamente o garoto também recebera um escaravelho de presente dias antes. O embrulho macabro que o assassino enviava às suas vítimas já era o suficiente para que Pimentel e Alberto traçassem um modus operandi daquele serial killer em potencial.
            Com o passar do tempo um novo fato acionara o alerta daqueles que achavam tudo se tratar de mera coincidência: a artista Maria Fernanda fora tragicamente assassinada durante um concerto. Nas três mortes, além do recebimento do inseto outra característica comum intrigava os investigadores: todas as vítimas eram ruivas. Com isso a polícia resolvera escoltar os ruivos que ocupavam posição de destaque na cidade – como o Padre Afonso – até porque novos casos de assassinato vinham acontecendo frequentemente. Inclusive, Rachel Saturnino, uma amiga íntima de Alberto, havia sido atacada em um local público e só não sofrera destino igual ao dos outros porque o estudante surgira repentinamente para salvá-la.
            A ação do “inseto” já levava a polícia a levantar suspeitas. Dentre as principais estavam os trabalhadores e moradores da pensão de Clara O’Shea, onde seu filho Clarence fora envenenado. Especialmente o cozinheiro e a camareira, além de Verônica, uma moradora por quem Alberto nutria certo romance. Verônica era suspeita uma vez que os policiais haviam encontrado um embrulho cheio de besouros debaixo de sua cama. Além do mais, quando novas mortes ocorriam algum dos suspeitos sempre estavam presente ou próximos às cenas dos crimes. Porém, tamanha desconfiança levara Verônica a se afastar definitivamente de Alberto, já que o rapaz era o braço direito do inspetor nas investigações. E assim o caso se arrastou por anos a fio, até que o assassino fez sua última vítima (e por sinal, o último ruivo da cidade) sendo esta o próprio Padre Afonso.
            Quando o caso já havia sido arquivado por falta de elementos que identificassem o autor dos crimes, após se formar e atuar no ramo da medicina, Alberto tivera um encontro revelador. Tudo ocorrera durante um congresso em que um conceituado cardiologista revelara uma história intrigante que definitivamente colocava um fim a toda aquela onda de mistério que pairava sobre os habitantes da cidade natal de Alberto por tantos anos... A revelação final mostraria os perigos de uma mente psicótica no seio da sociedade.
            A autora de O Escaravelho do Diabo consegue construir uma trama de mistério digna das grandes produções do gênero, como aquelas de grandes nomes como Arthur Conan Doyle ou Clarice Lispector. Mesmo com capítulos curtos e uma leitura fluida a história não se perde em narrativas apressadas, sem riqueza de detalhes e com fatos previsíveis. Ao final, o que se tem é uma história rica em suspense, sem heroísmos floreados, mas com um desfecho digno dos grandes casos policiais.

REFERÊNCIA LITERÁRIA
Título:   Escaravelho do Diabo, O
Autoria: Lúcia Machado de Almeida
Editora: Ática
Ano:      1982
Local:    São Paulo
Série:    Coleção Vaga-lume
Gênero: Suspense | Policial | Drama

Confira o trailer da adaptação para o cinema lançada em 2016:


Nenhum comentário:

Postar um comentário