sábado, 24 de março de 2012

O Cavaleiro preso na Armadura: uma fábula para quem busca a Trilha da Verdade (Robert Fischer)

o cavaleiro preso na armadura          As fábulas são histórias curtas e fictícias que buscam transmitir uma mensagem de cunho existencial, aos que lhes apreciam. Nesta estória do Cavaleiro preso na armadura, encontramos um bonito exemplo da importância de se enveredar pela jornada na procura da própria verdade.
          Em um reino havia um cavaleiro muito estimado por sua valentia em socorrer as princesas em apuros. O brilho de sua armadura encantava a todos. No entanto, como passava mais tempo dedicando-se ao trabalho e ao polimento da armadura, provocou certa indignação a esposa Juliet e ao filho Cristopher. Diante da ameaça da esposa fugir com o filho, o cavaleiro entra em um dilema e se arrisca na difícil tarefa de libertar-se da couraça de ferro. Neste caminho, conta com a ajuda de alguns amigos: Merlin, um mago morador da floresta; Esquilo, um mamífero; Rebecca, uma pomba; Sam, sua própria voz interior. Dá-se um processo árduo e doloroso, de modo que, quanto mais o cavaleiro se dispunha a se conhecer e aceitar o modo como realmente é, mais se desvencilhava da pesada carcaça da armadura. Caberia a ele ser capaz de ir vencendo o seu orgulho em se conceber como alguém já pronto e suficientemente valente e reconhecer que, atrás de alguém muito corajoso, se oculta uma fraqueza interior. Durante o trajeto, o cavaleiro enfrenta três etapas importantes, representadas em três castelos diferentes: o Castelo do Silêncio, o Castelo do Conhecimento e o Castelo da Vontade e da Ousadia. Tudo isso como parte de um mesmo caminho da Verdade que o conduziria ao topo de uma montanha.
          Longe de ser uma obra infantil, O Cavaleiro preso na Armadura apresenta um conteúdo dirigido para o público adulto. Como é dito no próprio complemento do título, está é uma fábula para quem busca a Trilha da Verdade. Deste modo, o convite feito no livro é o de uma viagem ao próprio interior, a fim de romper com as armaduras que impedem de ser livres e mais disponíveis para atingir e cultivar o essencial da vida. Um livro revelador para todos aqueles que desejam aprender a tornarem-se herois desarmados e sobretudo humanos.
 
FISCHER, Robert. O Cavaleiro preso na Armadura: uma fábula para quem busca a Trilha da Verdade. Rio de Janeiro: Record, 2009. 12ª ed. 112 pgs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário