sábado, 23 de novembro de 2013

O Ninho dos Gaviões (José Maviael Monteiro)


            No ano de 1987, o Clube Amigos da Montanha completaria mais um ano de existência e, a esse festejo, juntava-se a comemoração de 200 anos de alpinismo. Para celebrar a data os integrantes do clube decidiram fazer uma escalada ao pico conhecido como "Ninho dos Gaviões". Situado na Serra do Mar, fronteira entre os estados brasileiros do Rio de Janeiro e de São Paulo, o Ninho dos Gaviões era pouco conhecido devido à dificuldade de acesso. Como o desafio não poderia ser encarado por todos os membros, foram escolhidos como representantes, a equipe formada por Cezarone, Élzer, Ângela e Ronaldo.
            O resultado da eleição não foi satisfatório para todos, pois gerou uma desconfiança de fraude. Alpinistas plenamente reconhecidos como alguns dos melhores profissionais do clube haviam ficado de fora, sem qualquer explicação convincente. Para escalar uma montanha tão perigosa, o fator experiência era algo que contava muito. Com isso, revoltados, Oswaldo, Alfredo, Dagomir e Márcia decidiram formar uma equipe dissidente, que também escalaria o monte, antes que a equipe eleita o fizesse. Márcia tinha ainda um objetivo especial, que seria escrever a mensagem "Márcia esteve aqui!" no alto do pico, como forma de vingar-se de Ronaldo.
            Faltando poucos dias para a data marcada para a aventura, as duas equipes foram surpreendidas por eventos misteriosos: bilhetes de alerta para que não partissem foram enviados a Márcia e Ronaldo de forma anônima; a sede do clube havia sido arrombada e os bandidos haviam levado somente câmeras fotográficas, fotos e slides com imagens do pico; Dagomir sofrera uma tentativa de atropelamento quando passeava com a noiva Tânia, o que o impossibilitara integrar a equipe; Ronaldo também sofrera um atentado através do ataque de um bêbado em um bar, e quase fora gravemente ferido.
            Acontecimentos a parte, Alfredo, Márcia e Oswaldo se anteciparam e seguiram rumo ao Ninho dos Gaviões. Na Vila de Paramim o trio foi alertado pelos moradores sobre as estranhas luzes que viam no pico, sinais de que aquele era um lugar assombrado. Porém, nada disso os fez desistir e eles empreenderam a escalada com valentia. Em outro plano, a polícia prosseguia nas investigações sobre o arrombamento. Os materiais roubados haviam sido encontrados na mesma cena do crime onde o traficante Nenê fora executado, dentro do mesmo fusca que atentara contra a vida de Dagomir. Era uma pista crucial para o detetive Santini. Contudo, o maior perigo pairava sobre os três alpinistas, já que os indícios apontavam o Ninho dos Gaviões como um covil de bandidos, usado para esconder o refino de drogas.
            Mesmo bastante simples e sucinto, a história não deixa de ser divertida e cheia de suspense. As rivalidades entre os membros estendem-se também às emissoras de televisão, nas quais a TV Panorama e TV Bonsucesso se confrontavam em busca da melhor cobertura daquela escalada histórica. O resultado é uma imagem digna de um prêmio, enquanto Ronaldo e Marco Antônio (TV Panorama) se revoltavam com a conquista obtida pela outra equipe.


REFERÊNCIA LITERÁRIA
Título:       Ninho dos Gaviões, O
Autoria:     José Maviael Monteiro
Editora:     Ática
Ano:          1988
Local:        São Paulo
Edição:     
Série:        Coleção Vaga-lume
Gênero:     Infanto-juvenil | Aventura

2 comentários:

  1. muito bom aki podia falar o que estava escrito no bilhete

    ResponderExcluir
  2. Qual é o tipo de narrador?e seu foco narrativo?

    ResponderExcluir