sábado, 12 de novembro de 2016

¿Eres, tú Maria? (Lourdes Miquel / Neus Sans)



¿Eres, tú Maria? faz parte de uma coletânea de aventuras da detetive Lola Lago. Tal coleção visa enriquecer e colaborar na aprendizagem de alunos da língua espanhola. Em virtude disso, trata-se de uma obra em linguagem de fácil compreensão, além de apresentar um enredo relativamente curto e simples.
            Certa madrugada de domingo, a detetive Lola Lago chega cansada de seu trabalho em Madrid. No entanto, ao perceber os gritos de uma mulher e duas pessoas estranhas no apartamento vizinho, logo nota que seus instintos a estavam comunicando que um crime poderia estar ocorrendo. Imaginando que fosse alguma briga de casal e vencida pelo cansaço de mais um dia, Lola resolve ignorar o fato e ir descansar. Pela manhã, Lola segue sua rotina de folhear o jornal diário quando é surpreendida pela chegada de uma ambulância, bem em frente onde havia ocorrido o fato daquela noite. Pouco depois chegaram também a polícia e os inspetores Lucas Gil e Penã. A partir de então, Lola fica sabendo que sua vizinha, Dona Lupe, havia sido encontrada caída no chão de sua casa, ferida e com marcas de sangue, porém não morta.
            Intrigada com o ocorrido, Lola passa a investigar o fato. Ao entrevistar sua vizinha Dona Elvira, toma conhecimento de que Dona Lupe era uma senhora idosa muito rica em dinheiro e joias devido à herança deixada por seu falecido marido Anastasio. Além do mais, vivia com uma sobrinha, Maria Requena, que tivera um passado trágico devido a um acidente acontecido na estrada para Burgos, um ano atrás. Esta se torna a principal suspeita do crime, já que havia desaparecido após o acontecimento. O acidente traria revelações importantes sobre a sobrinha de Dona Lupe, principalmente a descoberta da dupla identidade que Maria Requena mantivera desde então.
            Como é peculiar nas obras de ficção policial, também nesta o leitor poderá se divertir em tentar fazer a junção dos episódios, a fim de descobrir o verdadeiro vilão da história. Neste tópico, a obra consegue suscitar a curiosidade e o convite a imergir na história, tornando-se também um co-detetive junto a Lola Lago. No entanto, talvez tal expectativa possa vir a ser frustrante devido ao desfecho da narrativa. A suntuosidade com que o enredo é desenvolvido cria como condição necessária um final no mínimo surpreendente, imprevisível, revelador, etc.. No entanto, a conclusão que se apresenta soa como algo relativamente simples e pouco empolgante diante da expectativa que a história alimenta.

REFERÊNCIA LITERÁRIA
Título:   ¿Eres, tú Maria? (texto em espanhol)
Autoria: Lourdes Miquel / Neus Sans
Editora: Difusion
Ano:      1989
Local:    Madrid
Gênero: Policial | Suspense

Nenhum comentário:

Postar um comentário