sábado, 1 de setembro de 2012

A história de Lula: o filho do Brasil (Denise Paraná)


A obra em questão é uma versão condensada de outra homônima escrita pela mesma autora, publicada em diversos países. Ganhou uma adaptação para o cinema em 2010, naquela que foi a 2ª produção cinematográfica mais cara da história do Brasil até então, perdendo apenas para o filme Nosso Lar. Denise Paraná é referência nas pesquisas sobre a vida do ex-presidente da república Luís Inácio Lula da Silva. Essa obra é fruto de sua tese de doutorado defendida na Universidade de São Paulo em 1995, cujo título é Da cultura da pobreza à cultura da transformação – A história de Luís Inácio Lula da Silva e sua família.
        Apesar de a figura central do livro ser Lula, o protagonismo é dividido com outra pessoa essencial ao narrar sua história: sua mãe, Eurídice Ferreira de Melo, mais conhecida como Dona Lindu. Dona Lindu nasceu e cresceu em Caetés, no município de Garanhuns, nos rincões do estado de Pernambuco, em 1915. Desde pequena, foi ensinada a conviver com as dificuldades da vida, principalmente com a seca, que assolava o sertão nordestino. Herdeira de uma tradição em que as moças se casavam com noivos indicados pelos pais, Lindu casara-se com Aristides Inácio da Silva, popularmente conhecido como Aristides, o caçador. O casal havia tido oito filhos e sofrido dois abortos, quando Aristides decidira partir rumo a São Paulo com Mocinha, prima de Dona Lindu, ao descobrir que a engravidara. Sozinha com os filhos que Aristides deixou para trás, Dona Lindu se apegava à sua fé, a fim de que o filho caçula que trazia em seu ventre escapasse à morte.
       Dona Lindu deu à luz a Lula em 27 de outubro de 1945, quando uma alta taxa de mortalidade infantil dizimava crianças em Pernambuco. Com o filho ainda pequeno, saíra do sertão rumo a São Paulo devido a uma carta que Aristides ditara para o filho, recomendando a Lindu permanecer onde estava, e a saudade o fizera escrever ao contrário do que dissera o pai. Em São Paulo, Lula foi o primeiro filho a se formar, tendo se graduado no curso técnico de torneiro mecânico do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Sua profissão foi inicialmente exercida na fábrica de parafuso Marte. Posteriormente, Lula trabalhou na Fábrica Independência, onde sofreu o acidente que culminou na amputação do dedo mínimo de sua mão esquerda. Embora muito tímido e acanhado no trato com as mulheres, Lula se casou com Lourdes. Esta veio a falecer e, junto dela, o primeiro filho do casal, ainda em gestação. Após longos anos de tristeza, Lula se encontrou e casou com Marisa Letícia, que também havia ficado viúva à mesma época em que ele.
Embora temerosa pelas perseguições, Marisa apoiava firmemente o marido que, por influência do irmão Frei Chico, se envolveu com o Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo e Diadema, de que se tornou presidente durante a época do Regime Militar. Acusado de promover manifestações subversivas, Lula foi preso pelo Departamento de Ordem Política e Social (DOPS), sendo solto no mesmo ano. Ainda em 1980, junto a outros militantes de várias tendências, Lula fundou o Partido dos Trabalhadores (PT). Era um marco em sua trajetória política, que o levaria a ser eleito presidente da república em 2002, após três derrotas consecutivas nas urnas.
Mais do que a narrativa da vida de um personagem verídico, uma biografia deve ser o relato de uma história digna de ser contada, por servir de inspiração ao leitor. Neste intuito, a narrativa apresentada pela autora suprime a informação de datas precisas dos acontecimentos para dar lugar a algo ainda mais significativo: o que os personagens fizeram diante dos revezes que a vida lhes causou. Assim, Lindu é colocada como uma mulher guerreira e lutadora na criação dos filhos, mesmo diante de sua humilde condição social. Lula é a consagração de toda essa luta vivida por sua mãe, disseminando-a por meio da luta pelos direitos da classe trabalhadora.

PARANÁ, Denise. A história de Lula: o filho do Brasil. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009. 142 pgs.

Confira o trailer da adaptação para o cinema lançada em 2010:

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário