quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Uma Breve História do Mundo (Geoffrey Blainey)

            O autor dessa obra tem uma proposta ousada: condensar milhares de anos e acontecimentos em um único livro. O resultado é uma narrativa agradável, completa e abrangente, muito útil para quem deseja uma noção do todo da humanidade através dos séculos.
            Mais do que uma ordem cronológica rigorosa, o autor opta por abordar fases da evolução humana, a partir de sua ação na historicidade. Os primeiros passos devem ter sido dados na África, há 2 milhões de anos, por seres não essencialmente humanos, mas em evolução. Divididos em pequenos grupos, a vida nômade foi fundamental para a preservação da espécie pelo mundo e a descoberta do fogo, juntamente com o manuseio de ferramentas, algo determinante para a evolução. Os humanos transitaram por toda a Pangéia (quando os continentes formavam um só) e se espalharam por suas regiões. O desenvolvimento de técnicas de agricultura favoreceu para que a espécie fosse abandonando aos poucos a vida nômade, de forma que, nessa transição coexistiram dois grupos: nômades X perenes. Além do mais, o derretimento das geleiras e a elevação dos níveis dos mares (por volta de 15000 a.C.) promoveram transformações que ditaram novas formas de vida e sobrevivência. A espécie evoluía para um homo sapiens que se organizava em civilizações, à medida que o cérebro aumentava de tamanho. Conforme estudos, tal aumento estava intrinsecamente associado ao desenvolvimento da inteligência e a linguagem talvez tenha sido a maior e mais útil invenção humana.
            As culturas grega e romana trouxeram influências tão significativas para a história mundial que seus reflexos duram até os dias atuais. Seus lampejos estão nas artes, política, filosofia, engenharia, arquitetura e nas religiões milenares. Houve um tempo em que os impérios romano e chinês foram as duas maiores potências, sendo que o primeiro viria a se tornar a maior civilização do ocidente por muitos anos. Somente o cristianismo e as invasões recorrentes viriam a ocasionar sua ruína e queda consequente.
            O desejo de espalhar a mensagem religiosa (principalmente do budismo e cristianismo) impulsionou o trabalho da imprensa e seu advento. Era a faísca para que a circulação da informação estourasse por todos o mundo. Ademais, as viagens e descobertas de novas terras feitas por Cristóvão Colombo e Vasco da Gama no século XV foram algo jamais repetido na história mundial, pelo impacto que produziram. Com a descoberta das colônias americanas disseminou-se um verdadeiro “supermercado” pelo Atlântico. Produtos e animais eram levados e trazidos para as Américas. Acredita-se que até mesmo doenças como a sífilis teriam vindo como os colonizadores. Paralelamente o mundo europeu sofria a transformação que a Reforma Protestante iniciada por Martinho Lutero e João Calvino provocaram, exigindo da Igreja Católica uma revisão na prática de sua doutrina.
            A consolidação do imenso território norte-americano e as diversas colônias inglesas foram fatores preponderantes para tornarem o inglês a língua mais falada no mundo. Os Estados Unidos surgiram como a potência ocidental e a União Soviética como a potência oriental. Tamanho poder conduziria a disputas sangrentas como a Primeira Guerra Mundial (conflito essencialmente europeu) e a Segunda Guerra Mundial (conflito mundial dividido entre dois campos: um na Ásia, outro na Europa).
            Os tópicos até então abordados são uma amostra dos fatos analisados por Blainey. O livro aborda a história contada na visão de um único historiador, de forma breve, porém riquíssima. Um jeito suave de aprender acerca dos passos da humanidade e os valores que conduziram o ser humano em sua evolução.

REFERÊNCIA LITERÁRIA
Título:   Uma Breve História do Mundo
Autoria: Geoffrey Blainey
Editora: Fundamento Educacional
Ano:      2008
Local:    São Paulo
Gênero: História

Nenhum comentário:

Postar um comentário