sábado, 10 de março de 2012

A Cabana (William P. Young)

a cabana          Se Deus é tão poderoso, por que não faz nada para suavizar ou impedir o sofrimento humano? Este é o questionamento central que o livro levanta, ao mesmo tempo em que seu enredo busca dar uma resposta.
          A história é narrada por Willie, um amigo de Mackenzie Allen Phillips – mais conhecido como Mack – que procura contar os passos dados na superação do que para ele era A Grande Tristeza.
          Em um passeio de fim de semana de Mack com seus três filhos – Josh, Kate e Missy – durante o salvamento de Kate e Josh, que estavam se afogando em um lago, a filha mais nova de Mack, Missy, é raptada por um “Matador de Meninas” e terrivelmente assassinada. O único vestígio encontrado da garota foi seu vestido ensangüentado, próximo a uma lareira, numa cabana abandonada. Desde então, Mack sofreu uma profunda mudança de personalidade, se tornando mais melancólico e depressivo, e Kate, cada vez mais introvertida, carregava consigo um sentimento de culpa pelo assassinato da irmã. Quatro anos depois, Mack recebe um bilhete assinado por “Papai”, nome ao qual sua esposa Nan, costumava referir-se a Deus. Era um convite para que Mack retornasse ao local de sua Grande Tristeza, a Cabana. Mesmo receoso de se tratar de uma armadilha do assassino, se prepara e vai no fim de semana próximo. Ao chegar lá, Mackenzie é surpreendido por um cenário completamente diferente de quatro anos atrás e mais ainda, com a presença de três pessoas – Papai, Jesus e Sarayu – os quais se apresentam com sendo o próprio Deus, na Santíssima Trindade. Este encontro leva-o a tomar contato com as feridas causadas pela morte da filha, as marcas do seu relacionamento com o pai, bem como com os sentimentos de raiva, culpa, ressentimento e mágoa provenientes de tudo isso. Ele também encontra diversas respostas sobre a intervenção divina no curso da história dos homens e os motivos pelo qual Deus permite que sofram. Enfim, o encontro com Deus personificado transforma radicalmente sua maneira de encarar a vida e as sombras que os acontecimentos dolorosos lhe causaram.
          O romance A Cabana, inicialmente, havia sido publicado por uma editora de pouca expressão nos Estados Unidos. O sucesso obtido entre seus leitores rendeu-lhe uma posição de destaque entre os mais vendidos. Uma história comovente e dramática é redimida por respostas a questões enigmáticas do ser humano em seu relacionamento com Deus: qual o sentido do sofrimento? Se Deus nos ama tanto por que não nos livra de todos os males? Qual o caminho para superar as estações dolorosas da vida? Assim, de modo tocante e significativo, cada leitor é convidado a, olhando a história de Mack, superar suas próprias feridas, crendo na presença redentora de Deus em sua vida.
 
REFERÊNCIA LITERÁRIA
Título:    Cabana, A
Autoria:  William P. Young
Editora:  Sextante
Ano:       2008
Local:     Rio de Janeiro
Gênero:  Drama | Religião

Confira o trailer da adaptação para o cinema lançada em 2017:


Nenhum comentário:

Postar um comentário