domingo, 6 de março de 2016

Zoo (James Patterson / Michael Ledwidge)


         Existem diversas teorias apocalípticas que buscam explicitar os eventos que farão com que o mundo seja totalmente destruído e a humanidade finalmente seja exterminada. Na literatura e no cinema são inúmeras as produções nesse sentido, mas muitas delas acabam por tornar-se meras versões de um causa comum que pode ser fenômenos naturais, invasões alienígenas, acidentes nucleares, infestação de zumbis, etc.. Essa obra não deixa de apontar para um possível fim da humanidade, porém inova na forma como esses acontecimentos ocorrerão de modo inédito.
            Jackson Oz é o pesquisador de uma teoria que o mundo científico repudiava veementemente por considerá-la improvável diante dos fatos. Biólogo que era vinha observando o comportamento de várias espécies de animais pelo mundo todo e percebia que os hábitos de algumas sociedades vinham se alterando radicalmente nos últimos anos. Certas espécies de animais estavam se agrupando em bandos cada vez mais selvagens e sua agressividade era percebida nos ataques fatais aos seres humanos que se tornavam cada vez mais comuns nos diversos países do planeta. Isso alimentava sua teoria do CAH ou Conflitos entre Animais e Humanos.
            Durante uma viagem à Botsuana na África, Oz e seu amigo são vítimas de um ataque de leões. O mais intrigante era que os felinos tinham uma estratégia inteligentemente elaborada, como se fossem um exército bem organizado e preciso em atacar seus alvos. Nesse incidente Oz conhece Chloe, que também fora vítima de um ataque. Oz e Chloe passam a trabalhar juntos na mesma teoria e a missão mais complicada para os dois seria convencer as autoridades da gravidade da situação que vinha se formando. Caso medidas emergenciais não fossem tomadas, poderia ser tarde demais.
            Oz recebeu atenção e credibilidade somente depois que a filha da presidente dos Estados Unidos fora brutalmente morta pelo animal de estimação da família. A investigação das causas de tamanha transformação no mundo animal era fundamental para traçar uma linha de ação. O governo já havia iniciado o extermínio de diversos animais cujo comportamento trazia insegurança à população, mas tamanha matança poderia ocasionar um desequilíbrio sem precedentes no ecossistema. Os cientistas trabalhavam com a hipótese de uma epidemia de raiva principalmente entre os mamíferos, mas tal hipótese não encontrava força, uma vez que era improvável que um vírus ou bactéria se espalhasse em tão pouco tempo pelo mundo, atingindo proporções alarmantes.
            Oz descobriu que as alterações comportamentais deviam-se a um distúrbio no nível de feromônios dos animais. Tal substância possibilitava a comunicação entre as espécies. A radiação eletromagnética e a poluição do meio ambiente eram os fatores que potencializaram a alteração dessa substância no cérebro dos animais, fazendo com que os instintos deles se voltassem contra aqueles que sempre os dominaram desde os primórdios da humanidade. Portanto, era urgente interferir diretamente nas causas desses dois agentes, principalmente no uso de celulares e veículos emissores de CO2. Porém, a humanidade estaria preparada para abrir mão de certas regalias em função de sua própria existência?
            A obra escrita por James Patterson em parceria com Michael Ledwidge foi adaptada para uma série televisiva produzida pela rede de televisão americana CBS, cuja primeira temporada foi lançada em 2015. A temática do enredo é interessante e o desenvolvimento do livro em capítulos curtos torna a leitura ainda mais empolgante. Contudo, a solução para a onda de ataques implantada primordialmente nos EUA é tratada de uma forma muito simplista perante as comodidades e dependências que os tempos atuais vivem. Imagine os habitantes do país mais poderoso do mundo deixarem de usar seus veículos e telefones celulares por três dias em prol da paz e harmonia mundial entre o homem e a natureza... Mais do que uma ideia ironicamente absurda é a velha concepção de que a salvação do mundo começa pelos bons exemplos dos norte-americanos. O desfecho da obra também deixa em aberto o fim da história, o que faz o leitor desejar uma continuação em breve.

REFERÊNCIA LITERÁRIA
Título:    Zoo
Autoria:  James Patterson / Michael Ledwidge
Editora:  Arqueiro
Ano:       2015
Local:     São Paulo
Gênero:  Drama | Suspense

Confira o trailer da série lançada em 2015: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário