quinta-feira, 9 de julho de 2015

Muerte en Valencia (Loreto de Miguel // Alba Santos)


            Na capital espanhola, o detetive Pepe Rey vive sua rotina de trabalho no escritório que, por vezes, tornava-se monótona e enfadonha. Pepe vivia sozinho, já que estava separado de sua mulher, que levara consigo os dois filhos, assegurando a Pepe vê-los somente nos fins de semana. Sua solidão era ainda mais intensa por constantemente ouvir as aventuras amorosas vividas por sua secretária Susi.
            Em um fim de semana, Pepe decide ir ao cinema para se distrair e, ao término do filme, passa pelo café Comercial para tomar algo. Uma garota que também fora ao cinema lhe chama a atenção e, logo, logo, os dois iniciam um diálogo. Seu nome é Belén e trabalhava como professora de filosofia. Belén morava em Valência e estava em Madri visitando os pais. Pepe lhe passa seu contato do escritório e, dias depois, Belén o convida a ir a Valência, pois aconteceria a grande festa espanhola de Las Fallas. Para Pepe, era uma grande oportunidade de conhecê-la melhor, já que ficara encantado desde o primeiro encontro. Ainda mais porque a festa cairia em um feriado prolongado, permitindo-lhe tempo suficiente para aproveitar.
            No dia dezoito de março, Pepe parte rumo a Valência, onde se encontra com Belén e seus amigos Gloria, Javier e Eduardo. Juntos, aproveitam aquilo que de melhor a cidade tem a oferecer em termos de turismo. Contudo, durante a festa, um estranho incidente ocorre: um jovem é assassinado exatamente diante de Belén, deixando em todos um certo clima de suspense. Além do mais, ele era um dos atores da companhia de teatro que Belén fazia parte. O inspetor de polícia Mariano Romerales assume a investigação do caso mas, frente a insistência de Pepe, condede-lhe participação nas averiguações. As pistas não eram muito claras e não tão fáceis de encontrar, mas apontariam diretamente para um suposto caso de ciúmes envolvendo um homossexual. A aventura emocional de Pepe se transformaria em uma nova saga investigativa de seu trabalho.
            Muerte en Valencia é uma obra simples e sintética, destinada a ser um suplemento no aprendizado do espanhol, para alunos iniciantes. O enredo é envolvente e dinâmico, prendendo a atenção do leitor no desejo de desvendar as nuances do caso do jovem assassinado. Somado a isso, essa edição conta com notas explicativas em quatro idiomas, as quais esclarecem e enriquecem a respeito dos lugares onde se passa a trama, nomes dos personagens, festas culturais e costumes. Com isso, a obra se torna um suplemento interessante e divertido para o aprendizado.

REFERÊNCIA LITERÁRIA
Título:     Muerte en Valencia
Autoria:   Loreto de Miguel / Alba Santos
Editora:   Edelsa Grupo Didascalia
Ano:        1996
Local:      Madrid
Edição:    1ª (texto em espanhol)
Gênero:   Policial | Suspense | Didático

Nenhum comentário:

Postar um comentário