sábado, 29 de junho de 2013

O Ladrão de Raios (Rick Riordan)



            A mitologia está repleta de histórias de deuses e herois que narram contos surpreendentes de um passado mítico. Na série Percy Jackson e os Olimpianos o autor busca trazer algumas dessas figuras emblemáticas para um contexto de modernidade. O resultado disso é uma história curiosa e instigante, capaz de divertir e envolver o leitor em sua trama.
            Percy Jackson é um garoto de 12 anos que vivia junto com sua mãe Sally e o repugnante padrasto Gabe. Percy era tido como um aluno problemático e dificilmente se adaptava às escolas, principalmente por causa de sua dislexia e Transtorno de Déficit de Atenção. Além do mais, o passado desconhecido à respeito de seu pai, alimentava a natureza rebelde de Percy. Não bastasse isso, alguns acontecimentos viriam a despertar mais ainda a natureza controversa do garoto.
            Durante uma visita de sua classe a um museu, fatos estranhos intrigaram o menino: sua professora de iniciação à Álgebra, Sra. Dodds, misteriosamente se transformara numa criatura de aparência diabólica e atacara Percy. O atentado poderia ter um desfecho trágico, não fosse a intervenção de seu professor Quíron. A partir de então, histórias inacreditáveis seriam contadas a Percy, desafiando sua coragem. Uma guerra estava prestes a acontecer. O raio mestre de Zeus havia sido roubado e o deus do Olimpo desconfiava ser o filho de Poseidon o autor do crime. Por sinal, Percy era esse filho e sua tarefa mais nobre seria provar sua inocência perante os olimpianos. Para isso, deveria se dirigir ao Acampamento Meio-sangue, onde contaria com a ajuda do amigo sátiro (bode) Grover Underwood e de Annabeth Chase. A missão não tinha percurso nem diretrizes claramente definidas. A única certeza era em relação ao tempo, já que o raio mestre deveria ser encontrado e devolvido a seu dono até o solstício de verão. Caso contrário, uma batalha mítica épica poderia estourar, trazendo graves consequências não só para semideuses, como também para os humanos.
            No caminho de Percy, Grover e Annabeth, os inimigos seriam vários: um minotauro, um cão infernal, a temível Medusa, a Equidna e a quimera, além das terríveis Fúrias. Não sendo suficiente, os garotos ainda teriam de desvendar a charada de onde estaria o raio e se livrarem de tentações sedutoras como as apresentadas no Cassino Lótus. A Percy fora dada somente uma arma: a espada Anaklusmos (ou Contracorrente). Porém, sua maior defesa seria desvendar pouco a pouco os mistérios de seu passado e se lançar rumo ao seu objetivo.
            Se há uma palavra que define a trama de O Ladrão de Raios essa é variedade. A diversidade de personagens e figuras mitológicas apresentadas, os vários cenários e diferentes contextos nos quais se dá a aventura despertam para a riqueza com que o autor adorna a saga. Isto traz uma vantagem importante, de tornar a narrativa muito atraente e nem um pouco enfadonha ou monótona. Contudo, é necessário estar atento a cada detalhe, pois a revelação final do verdadeiro ladrão do raio mestre será capaz de surpreender ao leitor que se deixou envolver pela história.

RIORDAN, Rick. O Ladrão de Raios. 3ª ed.. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2010. 256 pgs. Série Percy Jackson e os Olimpianos. Vol. I

Confira o trailer da adaptação para o cinema lançada em 2010:
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário