domingo, 19 de julho de 2015

Diários do Vampiro: o despertar (Lisa J. Smith)



            Esse livro é o primeiro de quatro volumes que introduzem a série Diários do Vampiro. Publicado originalmente em 1991, a série vem arrastando legiões de fãs de todas as partes do mundo e, tamanho sucesso, fez com que fosse adaptada para um seriado televisivo produzido pela Bonanza Pictures.
            Na cidade de Fell´s Church, no estado de Virgínia (EUA), Elena Gilbert vive sua vida marcada pela popularidade no colégio e a companhia dos amigos Bonnie McCullough (melhor amiga), Meredith Sulez (destaque por sua sagacidade), Matt Honeycutt (ex-namorado de Elena) e Caroline (que invejava o sucesso de Elena e veio a se tornar sua rival). Era uma garota como qualquer outra, com todas as características que marcam a vida das adolescentes norte-americanas. O mesmo se dá quando chega à escola um novo aluno, Stefan Salvatore, que faz com que a garota se encante com seus traços marcantes e fique perdidamente apaixonada por ele. Mesmo com grande resistência de Stefan no início, o sentimento é correspondido e os dois iniciam um relacionamento.
            Poderia ser mais um casalzinho de namorados feliz e comum se não fossem as descobertas que Elena faz de Stefan. O grande segredo que o fazia ser um cara tão misterioso era o fato de ele ter nascido a centenas de anos e ser um vampiro. Não bastasse isso, outra figura surge em cena, aparentemente com intenções não muito amistosas em relação a Stefan. O estranho, na verdade, era seu próprio irmão mais velho, Damon Salvatore, e uma rixa tremenda os dividia. No passado, à época da Itália Renascentista, Stefan e Damon haviam se apaixonado pela mesma mulher: Katherine Von Swartzschild, que era uma vampira. Perdida nesse triângulo amoroso por não poder conciliar seu amor aos dois, a jovem suicidara, levando os irmãos a um ódio crescente. Os dois brigam e matam um ao outro, mas voltam como vampiros. Após séculos de acontecimentos obscuros, novamente se encontram em Fell´s Church, envoltos na mesma disputa, agora por Elena, que se assemelhava bastante ao amor perdido.
            Com a chegada de Stefan, uma onda de assassinatos misteriosos passa a assombrar a pequena cidadezinha. A população desconfia que o estranho jovem tenha alguma ligação com os fatos e Damon favorece para que todos pensem mal a respeito de seu irmão. Isso se dava por Damon ser um vampiro que se alimentava de sangue humano, enquanto Stefan tinha outras fontes de nutrição. Elena acredita indubitavelmente na inocência de Stefan e está disposta a tudo para protegê-lo das calúnias e difamações que lhe dirigiam. Estava lançada a sorte para definir qual dos dois irmãos sairia vencedor nessa disputa amorosa.
            Mesmo dando uma noção geral de qual será a espinha dorsal da série, esse primeiro livro apresenta um conteúdo simplesmente introdutório, sem muitos acontecimentos empolgantes, fazendo jus ao seu título: o despertar de uma trama. O desenvolvimento da narrativa aguça um final surpreendente, mas que não se concretiza de fato, deixando uma brecha para a continuação em um segundo volume. Um destaque para os diários de Helena e Stefan alternados, que ajudam a compreender melhor a interioridade de cada personagem e quebram a narrativa em terceira pessoa, dando voz aos próprios personagens. O enredo lembra bastante o best-seller de Stephanie Meyer, Crepúsculo, sendo que o estilo individual de cada escritora é bastante diferente, no que diz respeito à riqueza de descrições, adjetivação, etc.. 
REFERÊNCIA LITERÁRIA
Título:       Diários do Vampiro
Subtítulo:  o despertar
Autoria:     Lisa J. Smith
Editora:     Galera Record
Ano:          2009
Local:        Rio de Janeiro
Edição:      1ª
Série:        Diários do Vampiro - Livro I
Gênero:     Vampiros | Suspense

Confira o trailer da série lançada em 2009:


Nenhum comentário:

Postar um comentário