sábado, 18 de abril de 2015

Marco Antônio & Cleópatra (Allan Massie)

           Em continuação ao primeiro volume da série Os Senhores de Roma, Allan Massie apresenta a sequência de feitos das grandes figuras que marcaram o Império Romano e a história das civilizações. Uma coletânea de ficções históricas romanceadas de valor ímpar para gastar algumas horas adquirindo um duplo benefício: lazer e aprendizado.
            A narração desse livro acontece sob a ótica do próprio Marco Antônio (83-30 a.C.), que a dita a seu secretário Crítias, embora também haja algumas intervenções por parte deste. As conspirações em torno do assassinato do imperador-deus Júlio César abalaram a política do Império Romano. César havia expandido as fronteiras por limites inimagináveis, em batalhas épicas que deixaram o legado de um grande imperador. Com isso, sob aprovação do senado, formou-se o Segundo Triunvirato (43 a.C.), composto por Marco Antônio, Gaio Júlio César Octaviano (Otávio) e Marco Emílio Lépido. A primeira ação dos triúnviros foi a chamada fase de “proscrições”, onde os conspiradores de César foram caçados e mortos, inclusive Cícero, grande opositor de seu governo.
Lépido é uma figura de pouca intervenção no cenário em que se configuraram os acontecimentos. Otávio era filho adotivo de Júlio César e ostentava a alcunha de que seria a encarnação do próprio César, requisitando todos os direitos como imperador subsequente. Por outro lado, Marco Antônio havia sido um general fiel à época do imperador, mas tinha fama de beberrão e homem dado às orgias. Mesmo possuindo gênios totalmente contrários, Otávio e Antônio cultivavam uma amizade profunda, de forma que, visando consagrar uma aliança política, Marco Antônio – que já havia sido casado com Fúlvia - casa-se com Otávia (41-40 a.C.), irmã de Otávio, à época em que foi selado o Pacto de Brundísio (41-40 a.C.). Enquanto Otávio se encarrega de garantir os domínios ao redor de Roma, Marco Antônio parte em defesa dos territórios orientais. Lá conhece a famosa rainha do Egito, Cleópatra, que tivera um filho com César (Cesarion).
No oriente Marco Antônio ansiava por uma união política com Cleópatra, para que pudesse expandir o mapa do Império Romano. Contudo, sua devassidão mistura-se com sua diplomacia de forma que se envolve afetivamente com a rainha. Logo as notícias chegam a Roma, causando a inveja de Otávio, que dissemina a má fama do triúnviro no senado e pelas fronteiras do império, já que a união entre cidadãos romanos e estrangeiros não era permitida.
Durante a campanha da Pártia (36 a.C.), Marco Antônio havia solicitado reforços a Otávio, mas ele negou. Solicitou então à rainha Cleópatra, que condicionou que Antônio deveria ignorar Otávia e casar-se com ela. E assim o fez, acirrando o ódio crescente do irmão de sua ex-esposa e denegrindo sua imagem em Roma. Posteriormente, na conquista do território da Armênia (34 a.C.), Marco Antônio derrota Artavasdes e anexa suas terras a Roma, numa de suas maiores batalhas e mais valentes vitórias. Contudo, as baixas em seu exército foram enormes e, em sua fúria, Otávio estava decidido a recuperar a honra de Roma, derrotando aquele que um dia fora seu amigo. Não bastasse isso, o desprestígio de Marco Antônio ganhava novos adeptos a cada dia, e o saldo negativo em seu comando decaia por traições e dissidências de seus soldados e generais. A derrota era inevitável e restava a Marco Antônio uma escolha: morrer lutando ou proteger sua honra tirando a própria vida. Ocorre então, a Batalha de Ácio (31 a.C.), última entre Marco Antônio e Otávio. No ano seguinte, Marco Antônio suicida-se e, posteriormente, Cleópatra também se mata pela picada de uma serpente.
            Esse segundo volume possui toda a tônica que marca o período romano: conflitos políticos, batalhas épicas, traição, jogo de interesses, homossexualidade, etc.. O autor mais uma vez agrada seu público ao romancear com extrema habilidade esse belo recorte da história mundial, com esmero e dedicação. Mesmo sendo uma história de muitos personagens, o texto não se perde em exaustivas descrições nem se confunde em meio ao emaranhado de cenas. Ao contrário, consagra-se como uma obra lúdica e confiável para conhecer a figura de Marco Antônio e Cleópatra.
 
REFERÊNCIA LITERÁRIA
Título:         Marco Antônio & Cleópatra
Autoria:       Allan Massie
Editora:       Ediouro
Ano:            2001
Local:          Rio de Janeiro
Edição:        2ª
Série:          Senhores de Roma, Os - Livro II
Gênero:       Épico

Nenhum comentário:

Postar um comentário