terça-feira, 28 de abril de 2015

A Morte do Superman - Parte 1 (Dan Jurgens)

            Um dos maiores ícones da DC Comics, juntamente com Batman, essa edição história traz eventos jamais previstos para o poderoso habitante do planeta Krypton, que fora enviado à Terra para ser salvo da extinção. O sucesso dessa revista não ficou restrito aos quadrinhos, mas foi retratado também em um jogo para os consoles Mega Drive e Super Nintendo (The Death and Return of Superman em 1994,pela Sunsoft) e um filme de desenho animado (Superman: Domsday em 2007, pela Warner Bros), muito embora este possuia um roteiro totalmente diferente da história em quadrinhos.
            A cidade de Metrópolis vivia tempos de relativa paz e o Superman era aclamado por multidões, graças à campanha da imprensa, impulsionada por sua namorada Lois Lane. Enquanto isso, nos arredores da cidade uma criatura fugia misteriosamente de uma prisão subterrânea em Ohio e dirigia-se para o centro. No caminho, usando desmedidamente sua força incalculável, causava muita destruição pelo Condado Kirby e outras localidades de forma que nem a Liga da Justiça (Fogo, Gelo, Máxima, Besouro Azul, Bloodwynd, Guy Gardner e Gladiador) conseguiu conter seus poderes. Até mesmo Lex Luthor, um dos maiores rivais de Superman, ficou perplexo com a brutalidade daquele ser. Assombrados pela frieza selvagem do monstro e pelo caos que disseminara, os jornalistas passam a chamá-lo Apocalypse.
            Nesse cenário, surge a esperança do mundo que é o Superman. E ele não desaponta em lançar mão de todos os seus superpoderes, atacando a criatura ferozmente. Contudo, a máxima força que utilizava parecia mínima e insuficiente diante de tamanha resistência que Apocalypse possuía, fazendo-o crer que estava frente a um inimigo que de fato desafiava sua força. Mesmo assim, o Homem de Aço continua lutando incessantemente, enquanto a imprensa transmitia tudo em tempo real, com todo o sensacionalismo que lhe é característico. E nesse contexto, o mundo assiste a um Superman esgotado que finalmente consegue derrotar heroicamente o Apocalypse, mas paga com sua própria vida a vitória naquela batalha derradeira.
            Nada atrai tanto a atenção dos fãs quanto ver seu personagem condenado à inexistência. Isso porque, na verdade, é nessas horas em que o personagem dá a conhecer sua outra face, uma vez que uma figura apoteótica, que se consagrou como vitoriosa nas mais diversas batalhas, jamais poderia ser destruída simplesmente no passar de uma página a outra. Há quem diga que os fatos que moveram os criadores de Superman a matá-lo nas edições de 1992, são devidos a uma campanha para novamente disseminar a popularidade do Homem de Aço, que estava em baixa nos anos 80. Verdade ou não, o que fica provado nesse primeiro volume é que não só a kriptonita seria capaz de destruir o Superman, já que um inimigo ainda mais poderoso colocava em risco não só sua carreira heroica em Metrópolis, como também a vida daqueles que tanto amava.

REFERÊNCIA LITERÁRIA
Título:     Morte do Superman, A - Volume I
Autoria:   Dan Jurgens / Karl Kesel / Jerry Ordway / Louise Simonson / Roger Stern / Gerard Jones
Editora:   Panini Comics
Ano:        2009
Local:      São Paulo
Edição:    
Gênero:   História em quadrinhos | Aventura

Confira o trailer da adaptação para o cinema lançada em 2007:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário