domingo, 9 de novembro de 2014

Luciana Saudade (Carlos Heitor Cony)



            Os conflitos da complexa e explosiva fase da adolescência vêm à tona nesse pequeno romance de Carlos Heitor Cony. Uma temática que retrata bem o lado sonhador dos jovens, bem como aquilo de que são capazes para perseguirem seus sonhos.
            Luciana Torres é uma adolescente de 15 anos, comum a todas as outras em sua rotina de estudos, diversão e convívio familiar. Em sua escola fora anunciada a realização de um concurso de música, no qual os estudantes poderiam demonstrar seus talentos. Como amava cantar, Luciana logo se empolgou e foi apoiada por sua super-amiga Márcia. Era uma oportunidade valiosa para ser vista com outros olhos pelos alunos de sua escola, ainda mais porque o vencedor teria a oportunidade de se apresentar no Festival Internacional de Música Jovem, desta vez, no Maracanãzinho. Contudo, Luciana sentia-se ameaçada pelo prestígio que outra aluna tinha no colégio. Beth Alencastro era bonita, afinada e rica, de forma que atraia mais os olhares, principalmente dos garotos. Mesmo assim, Luciana não perderia a oportunidade de desbaratá-la e se consagrar como a grande campeã.
            A música escolhida por Luciana foi Felicidade, de Lupicínio Rodrigues. Porém, às vésperas da apresentação, a garota fora acometida por uma dor de garganta, ameaçando que tudo fosse arruinado. E no grande dia, o resultado não podia ter sido pior: Luciana desafinara de tal forma que o fã-clube de Beth se divertiu com as vaias. O sonho de uma carreira brilhante acabava de ser humilhado e Luciana sofria a primeira grande derrota de sua vida. Nem mesmo o consolo de Márcia e do amigo Raul aliviava tamanha dor.
            Os dias se passavam e, certa vez, Luciana encontrou um senhor muito pobre e sua filha em uma praça, a entoar alguns acordes no violão. O velho Inácio encantava Luciana de tal forma que ela voltou várias vezes para conversar com ele, mesmo sob severas recomendações de sua mãe, para que não falasse com estranhos. O velho cantava uma música de sua própria autoria chamada Saudade, que para Luciana era uma das mais belas que já ouvira.
            O Festival Intercolegial de Música Jovem estava próximo e trazia a novidade de que, além dos representantes de cada colégio, as inscrições seriam abertas aos demais interessados. Era uma nova chance para Luciana e ela queria encantar o público com a música do velho Inácio, tendo-o como companheiro no palco. Embora sua vontade fosse capaz de mudar a vida de Inácio e sua filha para sempre, caso vencesse o concurso, Luciana teria de contornar a proibição de sua mãe para participar do festival. Era uma oportunidade que poderia consagrar o sonho solidário de Luciana ou amargá-lo com outra derrota ainda mais fracassada.
            A obra de Cony é uma grande inspiração para a juventude desacreditada dos tempos atuais. A protagonista traduz a imagem do jovem brasileiro: pessoa comum com sonhos grandiosos. O diferencial é a atitude de Luciana, que a faz ir em busca de sua meta, não importando os esforços que teria de empregar e menos ainda as forças contrárias. Isso faz de Luciana Saudade uma leitura altamente recomendável para aqueles que estão no início do eterno processo de tomarem suas vidas nas próprias mãos.  
 
REFERÊNCIA LITERÁRIA
Título:         Luciana Saudade
Autoria:       Carlos Heitor Cony
Editora:       Ediouro
Ano:            1998
Local:          Rio de Janeiro
Edição:        17ª
Gênero:       Drama | Motivação

Nenhum comentário:

Postar um comentário