sábado, 7 de fevereiro de 2015

Cowboys & Aliens (Mitchel Rosenberg / Fred Van Lente / Andrew Foley)

            Inspirada na eterna luta de homens e alienígenas, Cowboys & Aliens é a graphic novel que inspirou a produção do filme homônimo, lançado em 2011, embora com algumas diferenças sutis.
            O espaço e tempo em que a história acontece é Arizona (EUA), em 1871. Nessa época, as lutas entre os colonizadores europeus e os índios eram uma constante, aqueles em busca da conquista territorial sob a ideia de “progresso” e esses em busca da defesa de suas próprias terras. Nesse contexto, o casal de cowboys, Zeke Jackson e Verity, juntamente com um padre, conduzem uma caravana rumo às minas de prata de Silver City. Contudo, o grupo é atacado em uma emboscada, por um selvagem grupo de índios apaches, disposto a eliminar cada membro. Uma batalha é travada e Zeke consegue escapar do tiroteio. Contudo, alguns índios o seguem e derrubam-no de seu cavalo. Era o fim, não fosse o aparecimento inesperado de um OVNI, surpreendendo a todos.
            Os alienígenas vinham com uma missão bem determinada: dominar a área dos terráqueos. Contudo, danos sofridos durante a aterrissagem fizeram com que improvisassem uma antena fabricada com os destroços de sua nave, a fim de estabelecerem uma comunicação interplanetária com a base de origem. Para Zeke, os extraterrestres eram, no mínimo, bastante evoluídos: tinham armas legais como pistolas de plasma e chicotes mágicos, suas naves eram de uma tecnologia nunca antes vista, a objetividade com que buscavam consumar a missão demonstrava bastante conhecimento do planeta Terra, eram capazes de compreender a língua humana e de se comunicarem com perfeição. Porém, os intrusos não eram nada amigáveis, dispostos a dissolverem qualquer um que lhes apresentasse no caminho.
            Frente a uma ameaça tão desconhecida e ao mesmo tempo tão ameaçadora, índios e colonizadores tinham somente uma saída nada amigável: unirem forças em prol do combate aos alienígenas e, assim, salvarem o mundo da ameaça que vinha do espaço. Nesse intuito, uma suposta alienígena se apresentaria a eles como uma agente subversiva que não possuía interesse em ver a destruição da espécie humana, pondo-se ao seu lado na empreitada de contra-ataque.
            Fisicamente, essa edição da Galera Record possui uma apresentação de primeira: capa dura, folhas de excelente qualidade, diagramação e cores vibrantes, leitura fluente, etc.. No entanto, a história apresenta uma temática que exige um desenvolvimento qualitativo e um final bombástico. É certo que uma graphic novel, para obter sucesso, deve possuir diálogos objetivos, complementados pelas imagens que devem também narrar a história. Esse é um aspecto falho de Cowboys & Aliens o que faz a história pareça pouco interessante pelo fato de ser muito simplista. Algumas passagens poderiam ter sido mais bem desenvolvidas e despertarem sentimentos mais francos nos personagens. Por exemplo, um cowboy do Velho Oeste se apaixonaria facilmente por uma alienígena subversiva, sem que isso lhe despertasse certa desconfiança em um primeiro momento? O episódio final deixa uma brecha para a continuação em um segundo volume. Contudo, a falta de expressividade desse primeiro nos quesitos apontados acima compromete a expectativa de uma continuação mais surpreendente.

REFERÊNCIA LITERÁRIA
Título:         Cowboys & Aliens
Autoria:       Mitchel Rosenberg / Fred Van Lente / Andrew Foley
Editora:       Galera Record
Ano:             2011
Local:           Rio de Janeiro
Edição:         1ª
Gênero:        Ficção científica

Confira o trailer da adaptação para o cinema lançada em 2011:


Nenhum comentário:

Postar um comentário