terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Pai rico, pai pobre (Robert Kiyosaki // Sharon Lechter)



         Esse livro expressa o ponto de vista de um inconformado com o sistema tradicional de ensino, que foca somente no repasse de informações, muitas delas que serão inúteis na prática cotidiana, e não se preocupa em ensinar a ver as oportunidades e tirar-lhes bom proveito. Dessa forma, o autor deseja compartilhar sua experiência, mostrando que nem sempre uma boa formação acadêmica é o essencial àqueles que desejam ser ricos no futuro.

            Robert Kiyosaki parte de sua história de vida para intitular o livro, bem como esmiuçar sua explanação. Dois pais influenciaram sua educação: um pai biológico e outro que lhe ensinou formas para alcançar riqueza. O pai biológico, a quem ele se refere como "pai instruído" valorizava o sistema tradicional de ensino e sempre incentivou seus filhos a estudarem muito para conseguirem boas notas e, no futuro, trabalharem em uma boa empresa que pagasse excelentes salários. Por outro lado, o outro pai, a quem se refere como "pai rico", ensinou a Robert e seu amigo Mike que, caso quisessem ser ricos no futuro, poderiam estudar menos, trabalhar menos e observar mais como funciona a lógica dos mercados. Intrigados com essa forma inovadora, os dois garotos iniciaram uma espécie de "curso" com o pai rico, que lhes transformaria radicalmente a forma de encararem o mundo.

            Conforme a experiência que Robert adquiriu com pai rico, as pessoas deveriam correr atrás de algo que as escolas não se preocupam em ensinar: inteligência financeira. Por isso, entende-se a criatividade para se ter mais opções, aumentando os ganhos e solucionando problemas financeiros. O grande segredo dos ricos seria o fato de que fazem com que o dinheiro trabalhe para eles, ao invés de trabalharem arduamente para ganharem o dinheiro. E para alcançar esse patamar é fundamental compreender uma lógica simples, porém substancial: a diferença entre "ativos" e "passivos". Ativos é tudo aquilo que faz com que o dinheiro entre no bolso, enquanto passivos é tudo aquilo que tira o dinheiro do bolso. A roda mestra da riqueza é fazer com que a coluna de ativos seja sempre maior do que a de passivos e, para isso, é necessário desenvolver o QI financeiro, usando o maior ativo que uma pessoa possui: a mente.

            O autor faz referência ao jogo cashflow desenvolvido por ele para que as pessoas aprendam de forma lúdica como se comportarem quando o assunto é sucesso financeiro. Segundo ele, a maioria das pessoas fica presa naquilo que ele chama de "corrida dos ratos".  Isso seria um estado financeiro no qual a coluna de ativos serve unicamente para satisfazer a coluna de passivos. Assim, as pessoas preocupam-se somente em manterem seus empregos, visando segurança, e tudo aquilo que ganham serve apenas para pagar dívidas, tributos e investimentos que não lhes dão retornos reais, além de recorrerem a empréstimos e finaciamentos que lhes consomem boa parte da renda devido aos juros exorbitantes. A superação desse estado consiste em fazer com que entrem na "pista de alta velocidade", a qual é um estado financeiro em que o dinheiro passa a trabalhar a favor das pessoas. Daí vem a diferença entre os pobres e a classe média em relação aos ricos: enquanto aqueles trabalham pelo dinheiro, estes fazem dinheiro.

            O autor dá ainda, dicas para que as pessoas possam rever suas vidas financeiras e entrarem no jogo por bons investimentos. Ressalta, contudo, que qualquer investimento traz benefícios e riscos, de forma que a aposta em algum deles deve ser precedida de conhecimento e alfabetização financeira. Longe de recomendar que todos abandonem a escola e passem a investir o tempo em meios que lhes tragam retornos financeiros, o grande mérito desse livro está em despertar as pessoas para que se projetem no futuro e comecem a buscar os meios que lhes farão alcançar suas metas.

REFERÊNCIA LITERÁRIA

Título:        Pai rico, pai pobre

Subtítulo:  o que os ricos ensinam a seus filhos sobre dinheiro

Autoria:      Robert T. Kiyosaki / Sharon L. Lechter

Editora:      Campus

Ano:           2000

Local:         Rio de Janeiro

Edição:       39ª


Gênero:      Finanças | Administração

Nenhum comentário:

Postar um comentário