quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Transforme seu medo: impulsos espirituais (Anselm Grün)


            Na existência humana é comum lidar com situações as quais causam espanto e até mesmo temor, fazendo com que a pessoa se retraia diante da vida ou se feche em determinadas zonas de conforto e segurança. Muitas vezes, o objeto de que se tem medo pode ser facilmente nomeado mas, em praticamente todas as situações, as raízes do medo estão em forças internas as quais não são facilmente percebidas de imediato. Esse pequeno livro de Anselm Grün dedica-se à reflexão sobre diversas situações amedrontadoras, comuns à maioria das pessoas, iluminando-as porém com um olhar espiritual cristão.
            O medo é algo inerente à existência humana. Diante dele, pode-se viver oprimido ou aproveitar a ocasião para aprender um pouco mais sobre o próprio existir. A primeira atitude é assumir os medos que se tem e encará-los como uma oportunidade de descobrir a verdade da própria alma. Trata-se, portanto, de descobrir para onde o medo me quer levar e como ele me faz reagir. Visto dessa ótica, o medo nos abre a uma dimensão a qual nunca conheceríamos caso não o sentíssemos.
            Contudo, Anselm Grün propõe um novo reforço para aprendermos a lidar com essa temática. Após abordagens sobre diversos pontos de vista diferentes (medo do desconhecido, medo dos relacionamentos, medo do futuro, medo de Deus, medo de si mesmo, medo da passagem do tempo, medo de doenças e tragédias, etc.) ou autor traz exemplos vivenciados por Jesus Cristo em sua permanência entre o povo judeu. Jesus não baniu o medo simplesmente, mas ensinava seus interlocutores a vivenciá-lo na esfera da confiança em algo maior. Poucas vezes Jesus afugentou o medo daqueles que encontrava, mas sempre os ensinava a serem maiores do que seus próprios temores. Desta forma, queria que as pessoas se convertessem em seres humanos corajosos e capazes de lidarem com as constantes trevas que a vida ocasiona. Somente adquirindo essa fortaleza interior, o ser humano podia reconhecer o Deus que nele habitava e que lhe garantia uma existência segura e tranquila. Consequentemente, pelo fato de aguçar a vigilância e a percepção, o medo torna-se ocasião favorável para perceber a presença divina, já que expõe o amedrontado às suas maiores fragilidades que ameaçam sua vida e sua felicidade.
            Dentre os medos daquilo que é desconhecido, a morte é o maior. Ele faz questionar toda a nossa vida e o modo como estamos vivendo, bem como nos abre à reflexão de qual o sentido em vivê-la se um dia tudo se acabará, o que deixaremos para quem e etc. Para Grün, a melhor maneira de combater esse medo é vivendo-o com um sentimento de gratidão e desprendimento diante da vida. Somente assim a vida pode transcorrer livremente, não como uma prisão agradável mesmo que necessária e sim como abertura a um horizonte de transformação e significado maior.
            Transforme seu medo é um livro que, mais do que lido, deve ser rezado e refletido. Talvez os não crentes ou não adeptos à fé cristã possam saltar algumas partes aproveitando somente daquelas que dizem respeito às suas questões mais imediatas. Mesmo assim, sua mensagem não se perde e é útil a todos. Trata-se de uma obra que extravasa os limites puramente literários e alcança toda sua eficácia em um instrumento terapêutico e sintetizador.

REFERÊNCIA LITERÁRIA
Título:         Transforme seu Medo
Subtítulo:    impulsos espirituais
Autoria:       Anselm Grün
Editora:       Vozes
Ano:             2008
Local:           Petrópolis
Gênero:       Espiritualidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário