sábado, 21 de setembro de 2013

Branca de Neve e o Caçador (Lily Blake / Evan Daugherty / John Lee Hancock / Hossein Amini)


            Baseado no célebre conto dos Irmãos Grimm, esta obra busca contar de uma forma mais carregada de suspense, a história sempre repetida a crianças do mundo inteiro. O livro traz uma adaptação literária do longa-metragem lançado em 2012. Uma aventura repleta de emoções!
            Durante um conflito em um certo reino, uma mulher havia sido salva da morte e ficara sob a guarda do rei. Esta mulher pareceu graciosa ao rei e a sua filha, Branca de Neve, vindo a casar-se com ele e a tornar-se Ravenna, a nova rainha. Porém, na mesma noite em que se casara, Ravenna também assassinara o rei, sucedendo-o no trono e aprisionando Branca de Neve em uma masmorra.
            Dez anos se passaram e a Ravenna não bastava que somente fosse rainha, mas também ambicionava ser a mais bela rainha, cuja juventude jamais a abandonaria. Contudo, seu espelho confidente lhe revelara que somente quando tivesse em mãos o coração de Branca de Neve poderia quebrar definitivamente o encanto, não mais sendo necessário sugar a juventude de donzelas para manter-se bela e jovem. Com isso, ordena seu irmão e guardião Finn que vá até a masmorra e arranque o coração de Branca de Neve. Porém, o descuido dele permitiu à garota fugir do castelo e se adentrar pelos tortuosos caminhos da Floresta Sombria. Caso a menina fosse destruída pelas criaturas que lá viviam, o plano de Ravenna estaria definitivamente arruinado.
            A Floresta Sombria era temida por todos no reino, menos por um caçador que conhecia bem seus perigos. Eric era esse caçador, que vivia bêbado pelas tavernas, angustiado com a morte precoce da esposa. Ravenna o convocara sob a promessa de trazê-la de volta, caso capturasse Branca de Neve e lhe arrancasse o coração. Cego pela dor, Eric aceita a proposta, mesmo sem entender como o cometimento daquele crime pudesse ser útil à rainha.
            Na Floresta Sombria, o encontro com Branca de Neve abre-lhe os olhos para compreender toda a verdade de seu engano. A fúria o domina e ele se esforça por ajudar a garota a encontrar o Duque Hammond e Willian, pessoas que a salvaram da morte no dia fatídico do assassinato de seu pai. Contudo, era necessário primeiro sair com vida daquela floresta misteriosa, povoada de criaturas horrendas e famintas. Além do mais, Finn e seus soldados também saíram à procura de Branca de Neve, temerosos com a traição de Eric. Até mesmo a própria rainha Ravenna seria capaz de adentrar a floresta para cumprir seu intento. Mas Eric e Branca de Neve não estariam sozinhos e receberiam a valiosa ajuda dos anões, peritos em desviar das armadilhas ali escondidas.
            Por ser outra versão de um conto consagrado, essa obra não traz muitas novidades. Talvez o que a torna mais empolgante seja o fato de desconstruir um pouco a imagem infantil do conto de fadas e revestí-lo com um caráter um pouco mais sombrio, certamente capaz de agradar mais aos leitores contemporâneos. A leitura ficará bastante enriquecida caso o leitor assista ao filme depois, a fim de tecer sua própria opinião crítica das duas produções artísticas. Enfim, trata-se de um livro nada cansativo e bastante divertido para distração.


REFERÊNCIA LITERÁRIA
Título:         Branca de Neve e o Caçador
Autoria:       Lily Blake / Evan Daugherty / John Lee Hancock
Editora:       Novo Conceito
Ano:            2012
Local:          Ribeirão Preto
Edição:       
Gênero:       Fantasia | Suspense | Fábula

Confira o trailer da adaptação para o cinema lançada em 2012:

Nenhum comentário:

Postar um comentário