sábado, 10 de junho de 2017

Os Últimos Dias de Krypton (Kevin James Anderson)

O mundo já conhece o personagem lendário dos quadrinhos que a DC Comics criou e imortalizou. Agora é o momento de conhecer, em forma de prosa, a gênese do Super-Homem, bem como fatos inéditos de seus antepassados. É essa a tarefa que Kevin Anderson se propõe nesta obra magnífica.
Krypton era um planeta governado por um conselho composto por onze membros e vivia dias de paz, graças às regras que regiam a sociedade. Jor-El era um cientista de renome, conhecido por suas diversas invenções, ainda que muitas delas tenham sido vetadas pelo membro da Comissão para Aceitação da Tecnologia, comissário Zod, por encontrar riscos à sociedade, caso aquelas invenções caíssem em mãos erradas. Assim foi com a Zona Fantasma, uma espécie de prisão no vácuo, cujo próprio Jor-El experimentara, sendo salvo graças à intervenção de sua amiga Lara.
Jor-El era irmão de Zor-El, líder e governador da cidade de Argo City. Enquanto um era dedicado à vida científica, o outro gastava sua vida para o bem-estar de seu povo. Mas o conhecimento tecnológico de ambos levara-os a uma terrível constatação: o sol de Krypton, Rao, estava entrando em supernova e o núcleo do planeta apresentava atividades sísmicas cada vez mais incomuns. Tudo isso indicava que o fim daquele planeta era iminente, demandando das autoridades uma rápida intervenção, no sentido de levar a população para outro planeta mais seguro. Contudo, o Conselho era cético em relação às ameaças informadas pelos irmãos, ainda mais porque a constatação deles era fruto de cálculos complexos, pouco havendo indícios factuais que o confirmassem.
Certo dia, Jor-El recebera a visita de Donodon, um alienígena que já observara diversos planetas cujos habitantes possuíam traços semelhantes aos dos moradores de Krypton. Entre eles, destacava-se o planeta Terra. No entanto, um acidente provocado por uma das invenções de Jor-El, causara a morte de Donodon, fazendo com que o comissário Zod o acusasse perante o Conselho. O julgamento de Jor-El estava marcado e dificilmente se livraria das acusações. Seu consolo era somente sua nova esposa, Lara, com quem se casara recentemente. Porém, durante a lua de mel, uma artimanha tramada por Zod fizera com que a capital de Krypton, Kandor, fosse dizimada do mapa, exterminando também todos os membros do conselho. Consequentemente, Zod montara seu próprio conselho e se autodeclarara General Zod, governando juntamente com sua esposa Aethyr. Enquanto isso, a ameaça de Rao era uma constante e a situação do planeta tornava-se ainda mais vulnerável, principalmente pela descoberta de um novo perigo: um cometa batizado como “Martelo de Ur” que estava em rota de colisão com Krypton. Porém, o General Zod era um líder tirano e vaidoso e pouco se importaria com essas ameaças, já que seu maior objetivo era consolidar seu poderio e submeter todos os kryptonianos a seu domínio. Kryptonopolis era a nova capital e nova ordem instaurada só podia ser combatida por Zor-El e os líderes aliados das outras cidades. Enquanto isso, Jor-El tentaria desesperadamente encontrar uma salvação a nível planetário, movido principalmente pela paixão por Lara e pelo sonho de que seu filho, Kal-El, ainda no ventre materno, pudesse vir a habitar em um lugar melhor.
Os Últimos Dias de Krypton é um livro cujos fatos se comunicam e intercalam perfeitamente, criando um enredo estimulante para o leitor. Com capítulos curtos e bem delineados, aos poucos o autor vai narrando o jogo de poder que, ao invés da salvação, culminara na destruição do lar kryptoniano. A questão política é muito presente, mas a trama cede espaço também para as relações afetivas, especialmente o romance entre Lara e Jor-El, que é contado desde os primeiros encontros entre os dois. Uma leitura para além do enredo aventureiro ensinará também a importância do cultivo da memória dos antepassados. Os fãs mais conhecedores da história do Superman, especialmente aquela contada nos quadrinhos, poderão dizer com mais propriedade se essa obra é uma celebração louvável da origem do personagem ou uma distorção deprimente da real história de Krypton. Opiniões à parte, a obra não deixa de ser a narração de uma aventura extremamente agradável de ler.

REFERÊNCIA LITERÁRIA
Título:   Últimos Dias de Krypton, Os
Autoria: Kevin James Anderson
Editora: Casa da Palavra
Ano:      2013
Local:    Rio de Janeiro
Gênero: Aventura | Drama

Um comentário: