domingo, 23 de outubro de 2016

A Casa dos Macacos (Sara Gruen)



         Assim como seu best-seller Água para Elefantes, a autora Sara Gruen repete a fórmula de construir uma história em que os animais se misturam às pessoas em uma trama repleta de emoções.
         Isabel Duncan é uma cientista que trabalha em uma empresa cuja missão é realizar estudos sobre o desenvolvimento da linguagem com animais. Ela atua com uma espécie de macacos bastante singular, que havia aprendido a manifestar suas vontades através da Linguagem Americana de Sinais (LAS), de forma que conseguiam se comunicar perfeitamente com os humanos. Contudo, um atentado ao centro de pesquisas terminara no quase assassinato de Isabel e no desaparecimento de uma família de bonobos que a cientista considerava como parte de sua própria vida.
         Havia rumores de que o crime fora cometido por manifestantes da "Liga de Libertação da Terra" (LLT), que era contra a pesquisa com animais, embora tais estudos não trouxessem qualquer dano à integridade física e psíquica dos símios. A recuperação de Isabel fora lenta e deixara cicatrizes que somente o tempo e algumas cirurgias especiais iriam reconstruir. Contudo, a maior ferida era não saber o que fora feito dos macacos que ela aprendera a amar durante seu trabalho.
         No dia da explosão Isabel fora entrevistada por John Thigpen, um jornalista do New York Gazette. Ao saber do trágico acontecimento no centro de línguas dos Grandes Símios, ele passa a acompanhar mais de perto as investigações. John levava vida divida entre seu trabalho e o convívio com a esposa Amanda que era obcecada por uma carreira de escritora cujos livros não despertavam interesse nas editoras. Ao pedir demissão de seu emprego por causa de uma rixa com outra jornalista, John consegue trabalho em um jornal cuja opinião da imprensa não era das mais favoráveis, em virtude das manipulações que faziam com as notícias.
         Isabel descobrira que os macacos haviam sido vendidos pela universidade que bancava o projeto para um proprietário que pedira sigilo em relação à sua identidade. Paralelamente um novo reality show vinha prendendo a atenção dos espectadores na cidade: uma casa onde vários macacos eram filmados vinte e quatro horas por dia. Os comportamentos inusitados e, principalmente as várias cenas de sexo entre os animais eram o que justificava tamanha audiência. Para Isabel, no entanto, aquilo era uma afronta a tantos anos de dedicação. Ela iria descobrir que o dono daquele empreendimento era Ken Faulks, proprietário da Faulks Enterprises que lucrava com o programa "Casa dos Macacos". Ela e John Thigpen descobririam todo o plano armado em cima do atentado ao centro de línguas e seriam pegos de surpresa ao descobrirem que o principal colaborador daquela farsa era alguém muito próximo a Isabel.
         Esse livro é fruto de uma visita da autora ao Great Ape Trust, em Des Moines (Iowa). Sara se encantou de tal forma com o contato com os macacos que decidiu aprimorar os estudos em linguagem e sistemas de lexigramas a fim de conhecer um pouco mais sobre esses mamíferos tão semelhantes aos humanos. A obra é uma homenagem aos animais e um convite à convivência pacífica entre os homens e a fauna.

REFERÊNCIA LITERÁRIA
Título:      Casa dos Macacos, A
Autoria:    Sara Gruen
Editora:    Record
Ano:         2011
Local:       Rio de Janeiro
Gênero:    Drama | Reality shows 

Nenhum comentário:

Postar um comentário