quinta-feira, 30 de outubro de 2014

O Mágico de Oz (Lyman Frank Baum)


          Era uma vez uma garotinha que vivia tranquilamente junto a seus tios Emma e Henry em uma fazenda no Kansas (EUA). Subitamente, um poderoso furacão atinge sua residência e ela e seu cachorro de estimação, Totó, veem-se transportados para um mundo mágico onde seres inanimados ganham vida e animais são personificados. É assim que inicia a história de um dos mais famosos contos de todos os tempos, escrito pelo norte-americano Frank Baum, por volta de 1900. Uma série que não se esgota em um único volume, mas que, por seu encantamento, ganhou continuações promovidas pelos fãs, mesmo após a morte do criador.
            As figuras delicadas e o estilo narrativo simples tornam essa obra uma das histórias mais lidas e contadas às crianças de todos os tempos e lugares. Após se ver apartada de seus tios, Dorothy é saudada por alguns anões da terra de Oz, gratas por ela ter destruído a malvada Rainha do Leste, quando a casa a esmagou. Sem entender nada do que aquilo significava, a menina inicia uma busca incansável para que pudesse regressar o mais breve a sua casa. No caminho encontra outros personagens com desejos próprios: um espantalho desajeitado, cujo maior sonho era ter um cérebro; um lenhador de lata, sonhador em um dia ter um coração dentro do peito oco; um leão, que não amedrontava a ninguém e, por isso, desejava ganhar coragem. Talvez um dos pontos mais marcantes de toda a história, é que esses personagens serão fiéis a seus desejos durante toda a história.
            Dorothy faz amizade com aquele trio inusitado e juntos tentam encontrar o caminho que leva à Cidade das Esmeraldas. Dizia-se que lá vivia um mago poderoso chamado Oz, que era tão grande e temível que poderia realizar qualquer desejo que fosse. No trajeto encontram diversos desafios que lhes ensinam o valor e a importância da cooperação mútua para superá-los. Ao chegarem à Cidade das Esmeraldas, são recebidos pelo grande Oz, um de cada vez, de forma que o veem sob formas distintas: uma enorme cabeça (Dorothy), uma linda dama (Espantalho), um monstro terrível (Lenhador de Lata), uma bola de fogo (Leão). Contudo, para que seus desejos se realizassem, havia a condição de que fossem e destruíssem a temida Bruxa do Oeste.
            O grupo parte novamente e, sem querer, Dorothy destrói a Bruxa do Oeste ao jogar-lhe água. Retornando à morada de Oz, descobrem que aquele que era um mágico respeitado naquele reino, não passava de um charlatão que conseguira enganar a todas as pessoas e inclusive a eles. Além disso, quando prometera atender ao pedido de Dorothy ele foge em um balão, desfazendo as esperanças da garota. Entretanto, em Oz havia um encanto lançado em alguns Macacos Alados que vinham três vezes em socorro de quem os invocasse. Restaria a Dorothy e seus amigos serem sábios para finalmente alcançarem seus sonhos.
            O mundo de Oz é cheio de criaturas mágicas com papeis e características definidas: anões, ratos, macacos alados, bruxas, duendes, animais, etc.. Tamanha diversidade aliada ao fato de que a garota lida de forma bastante natural com essas novidades, fazem com que o leitor se questione se Dorothy de fato estaria vivendo aquelas aventuras ou tudo seria fruto da mente sonhadora da menina.
Além da trama cheia de reviravoltas e aventuras, O Mágico de Oz possui alguns aspectos paradoxais interessantes: o Espantalho, que desejava um cérebro, é o que fornece as melhores ideias ao grupo; o Lenhador de Lata, que desejava um coração, é o que mais se emociona nas diversas situações; o Leão, que desejava ter coragem, é o que protege o grupo nas ocasiões de perigo. Isso mostra que esses personagens já possuíam aquilo que buscavam, mas passam a acreditar que alcançaram somente após o mágico de Oz lhes fornecer algum sinal visível. Desta forma, o livro também transmite uma mensagem de autoencorajamento, tornando-o um instrumento útil para quem deseja, ao mesmo tempo que acompanha as aventuras de Dorothy, realizar uma viajem para dentro de si.


REFERÊNCIA LITERÁRIA
Título:         Mágico de Oz, O
Autoria:       Lyman Frank Baum
Editora:       Hemus
Ano:            1984
Local:          São Paulo
Edição:        1ª
Gênero:       Fábula

 Confira o trailer da adaptação para o cinema lançada em 2014:


Nenhum comentário:

Postar um comentário