quinta-feira, 22 de maio de 2014

A Cidade do Sol (Khaled Hosseini)


Khaled Hosseini é afegão, nascido em Cabul. Em 1980 mudou-se para os Estados Unidos, onde vive atualmente com a família. Seu sucesso espalhou-se rapidamente, principalmente com a publicação do romance O Caçador de Pipas, best-seller traduzido em diversas línguas e vendido em mais de 40 países. Em um tempo que a ditadura da guerra agride a imagem do mundo oriental, os livros de Hosseini buscam salientar os bons valores da cultura afegã e enaltecer as lutas de um povo profundamente marcado pelo sofrimento.
        Uma história profundamente comovente, A Cidade do Sol é um romance que surpreende o leitor pelo drama vivido por suas personagens, que as conduz a um fim emocionante, mas profundamente redentor.
         Mariam é uma menina pobre que vivia pelos campos de Herat junto a sua mãe Nana. Apesar da mágoa de sua mãe, Mariam nutria grande amor pelo pai Jalil, que de vez em quando a vinha visitar, bem como pelo mulá Faizullah, a quem tinha como um grande conselheiro. Embora solitária, introvertida e marcada por um sentimento de inferioridade, Mariam era uma criança alegre e sonhadora, radiante principalmente quando seu pai a vinha visitar. Aos 15 anos, sofrera um forte golpe da vida quando interiorizara uma culpa dentro de si, pelo suicídio da mãe. Consequentemente, por ser filha ilegítima, Mariam é prometida às pressas em casamento ao sapateiro Rashid, 30 anos mais velho do que ela, em uma união que converteria em sofrimento o resto dos dias de sua vida em Cabul.
        Em outro plano, temos a figura de Laila, vizinha de Mariam em Cabul. Filha de pais carinhosos e dedicados, Laila cresceria em meio a todas as condições favoráveis para ter um grande futuro. Além do mais, tinha amigos e, um deles em especial, tornar-se-ia o grande amor de sua vida. Tariq era um menino esperto, mesmo limitado por uma prótese mecânica devido a uma perna amputada. Desde pequeno, Laila tinha sido sua melhor amiga e era com ela que passava seus dias divertindo. No entanto, Cabul era ceifada aos poucos pelos mísseis e um deles mudaria definitivamente o curso da vida dessas crianças. Já adulto, Tariq havia ido para o Paquistão e Laila tivera os pais mortos, às vésperas de sua partida para o mesmo destino.
        Tais acontecimentos fizeram com que a vida de Mariam e Laila se entrecruzasse, quando esta aceita casar-se com Rashid, por saber que estava grávida de Tariq e cuja criança viria a se chamar Aziza. Tendo se tornado a ninfa dos sonhos de Rashid, Mariam nutria um grande desprezo pela menina, vendo-a como uma constante ameaça. Além do mais, Mariam tornara-se o bode expiatório em que seu marido descarregava toda a sua fúria e desprezo por ela não ser capaz de conceber o filho que ele tanto desejava. Tal tarefa coube a Laila, que geraria Zalmai como filho legitimo de seu marido. No entanto, as circunstâncias da vida fariam com que as duas mulheres se tornassem grandes amigas, e tal sentimento de união se evidenciaria num dos acontecimentos mais desastrosos de suas vidas.
         Khaled Hosseini consegue construir de uma forma perfeita, os passos para o encontro de duas vidas inteiramente diferentes. O contexto da guerra dá ao romance ainda mais vivacidade e emoção, à medida que confronta o medo com a esperança de dias melhores. Desta forma, o resultado que temos é uma história triste e dramática, mas profundamente marcada pela doação, amizade, complacência e compaixão.

REFERÊNCIA LITERÁRIA
Título:           Cidade do Sol, A
Autoria:         Khaled Housseini
Editora:         Nova Fronteira
Ano:              2007
Local:            Rio de Janeiro
Edição:         
Gênero:         Romance | Guerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário