sábado, 12 de janeiro de 2013

O Senhor dos Aneis: a sociedade do anel (J. R. R. Tolkien)


            A geração contemporânea provou seu gosto especial pelas obras literárias de aventuras fantásticas onde existem os personagens principais que constroem a história do enredo, mas se misturam a diversos outros personagens secundários que trazem maior emoção à narrativa. O mundo de Tolkien é povoado dessas histórias, onde homens, hobbits, elfos, anões, orcs, balrogs, animais e diversas outras criaturas compõem um universo narrativo impressionante. O Senhor dos Aneis é a obra principal do autor e aquela cujo sucesso se espalhou em escala mundial, tanto que foi para as telas do cinema, em produções repletas de efeitos especiais que foram premiadas com diversos Oscar.
            O Senhor dos Aneis é a continuação de uma história iniciada em O Hobbit, quando Bilbo Bolseiro havia empreendido sua incrível jornada até a caverna do dragão Smaug. Neste primeiro volume da trilogia, publicado em 1954, o famoso ladrão celebrava seu onzetésimo (111 anos) aniversário e queria festejar com uma comemoração nunca antes vista no Condado. Mas a surpresa de Bilbo seria sua despedida não anunciada, fazendo uso do anel que havia ganhado sabiamente de Gollum. Porém, embora inofensivo em sua aparência, o anel trazia consigo um grande poder, havendo necessidade de ser destruído. A periculosidade do anel fora informada por Gandalf por meio do seguinte poema:

“Três Anéis para os Reis - Elfos sob este céu,
Sete para os Senhores - Anões em seus rochosos corredores,
Nove para Homens Mortais, fadados ao eterno sono,
Um para o Senhor do Escuro em seu escuro trono
Na Terra de Mordor onde as Sombras se deitam.
Um Anel para a todos governar, Um Anel para encontrá-los,
Um Anel para a todos trazer e na escuridão aprisioná-los
Na Terra de Mordor onde as Sombras se deitam"

             A origem dos anéis de poder é contada por Tolkien na obra O Silmarillion, embora seja brevemente esmiuçada nesta. Sauron, que era o maior dos servos de Morgoth (o maior representante do mal, no mundo de Tolkien), forjara aneis de poder que foram espalhados pelo mundo: 3 para os elfos, 7 para os anões, 9 para os homens e 1 para si mesmo, que dominaria todos os outros. Sauron havia perdido esse Anel Governante ao ser derrotado por Isildur em uma batalha. Isildur também havia sido assassinado e o anel ficara à deriva até ser encontrado por Gollum e, posteriormente, ganho por Bilbo. No entanto, por encerrar um grande poder, se tornaria extremamente perigoso caso caísse em mãos erradas, devendo assim, ser destruído no fogo de Mordor, localizado na Montanha da Perdição. Além do mais, a circunstância agravante era que os Cavaleiros Negros de Sauron (os Espectros do Anel) estavam a sua procura e o sentiam perfeitamente cada vez que era usado. Desta forma, por ser sobrinho e herdeiro de Bilbo, Frodo fora encarregado por Gandalf a levar o anel para que fosse destruído na Montanha da Perdição, onde fora forjado.
            Na casa de Elrond, em Valfenda – a terra dos elfos – fora formada a comitiva que acompanharia Frodo, o Portador do Anel. Dela faziam parte: 1) Quatro hobbits: Sam, amigo inseparável de Frodo; Pippin e Merry, habitantes do Condado; além do próprio Frodo; 2) Um mago: Gandalf, o Cinzento; 3) Um elfo: Legolas; 4) Dois humanos: Boromir, filho do regente de Gondor e Aragorn, herdeiro de Isildur; 5) Um anão: Gimli. Assim constituídos, os nove integrantes partem de Valfenda rumo às montanhas de Moria, em uma expedição repleta de riscos. Não bastassem os diversos orcs e balrogs que habitavam as regiões sombrias, a comitiva deveria ser capaz de driblar a atenção dos Cavaleiros Negros de Sauron, além de descobrirem a rota que lhes conduziria ao seu destino. Diante de tudo isso, o amedrontado hobbit Frodo, deveria vencer a tentação de usar o anel nas situações de perigo, já que o olho de Sauron estava sempre atento às emanações do Anel Governante.
            O universo de Tolkien é rico em fantasias e cuidadosamente construído. A forma como interliga os diversos personagens e os fantásticos cenários cria no leitor uma vontade natural de explorar cada vez mais as páginas do livro, visando descobrir o mistério a cada novo capítulo. Não é de se admirar que O Senhor dos Aneis se tornou um best-seller mundial e figura entre os maiores clássicos da literatura de todos os tempos, fazendo sucesso principalmente entre o público infanto-juvenil.


REFERÊNCIA LITERÁRIA
Título:      Senhor dos Aneis, O
Subtítulo: a sociedade do anel
Autoria:    J. R. R. Tolkien
Editora:    Martins Fontes
Ano:         2000
Local:       São Paulo
Edição:     3ª
Série:       Senhor dos Aneis, O - Livro I
Gênero:    Fantasia | Aventura

Confira o trailer da adaptação para o cinema lançada em 2001:

Nenhum comentário:

Postar um comentário