sábado, 5 de janeiro de 2013

Nunca desista de seus sonhos (Augusto Cury)

nunca desista de seus sonhos          Augusto Cury é psiquiatra e cientista pós-graduado em Psicologia Social. Vários títulos integram sua obra, dentre os quais os best-sellers Análise da Inteligência de Cristo, Você é Insubstituível, Seja Líder de Si Mesmo e Pais brilhantes, professores fascinantes, dentre diversos outros. Suas pesquisas na área da inteligência, fazem com que seus livros sempre abordem assuntos como a qualidade de vida e o desenvolvimento da inteligência lógica, emocional e multifocal. O interesse por aprofundar o tema, fez com que fundasse a Academia da Inteligência.
          A capacidade de sonhar é uma faculdade que permite ao ser humano transcender seu horizonte espaço/tempo e projetar-se para além da realidade instantânea em que vive. Existem basicamente dois tipos de sonhos: os que surgem durante o sono (ilógicos) e os que surgem quando se está acordado (existenciais). No que diz respeito ao segundo grupo, os sonhos não se confundem com os desejos, uma vez que se aproximam muito mais de autênticos projetos de vida. Quem cultiva um sonho não desiste diante do que lhe é contrário e está disposto a fazer pequenos ou grandes sacrifícios para concretizá-lo. O sonho é o combustível da alma.
          Diante da fascinação vivida por quem se projeta para além de si mesmo, Augusto Cury tece sua análise das atividades de quatro grandes sonhadores: 1º) Jesus Cristo, considerado por ele o maior "vendedor de sonhos" e empreendedor da história; 2º) Abraham Lincoln, que de fracasso em fracasso, provou que somente a perseverança é capaz de conquistar os objetivos e conduzir rumo à grandes realizações; 3º) Martin Luther King, cujo sonho brotado em meio à rejeição e ao preconceito, traduziu-se em liberdade para milhares; 4º) O próprio autor, sem o qual não seria possível falar da importância de nunca desistir dos sonhos, se não houvesse experimentado a materialidade de suas palavras.
          No cultivo da arte de sonhar, Cury fornece diversos instrumentos para compreender os mecanismos para tal, bem como alguns fatores negativos que o venham dificultar. As circunstâncias da vida de cada ser humano, produzem certas janelas killers que o paralisam. Estas devem ser confrontadas com janelas paralelas, o que consiste em criticar os pensamentos negativos, sem submeter a emoção a eles. Quem não desiste de seus sonhos deve procurar vencer o fenômeno da psicoadaptação, a incapacidade da emoção humana de reagir na mesma intensidade, frente à exposição ao mesmo estímulo. Conceitos da pesquisa do próprio autor também enriquecem a análise dos sonhos como o registro automático da memória (RAM) e a inteligência multifocal. O passado não seria uma lembrança pura, mas uma reconstrução no presente, devido às variáveis multifocais que participam do processo de leitura da memória. Nesse processo, quatro fenômenos participariam da construção dos pensamentos, que são o eu, o autofluxo, a autochecagem da memória e a âncora da memória. O autor também faz uma crítica da sociedade moderna ao diagnosticá-la como portadora da Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA): uma construção exagerada de pensamentos decorrente da qualidade de vida, doentia, preocupante e estressante. O normal hoje em dia, é ser doente.
          Assim, Augusto Cury vem despertar no leitor um olhar atento para a importância de seus sonhos em seu crescimento existencial e desenvolvimento como pessoa humana. Somente quem aprende a submeter a vida em prol de uma causa, torna-se capaz de assumir o papel principal no roteiro de sua própria história.
 
CURY, Jorge Augusto. Nunca desista de seus sonhos. Rio de Janeiro: Sextante, 2004. 6ª ed. 160 pgs.

Um comentário:

  1. Já li vários livros deste autor e este será o próximo,são fantástico os livros dele...

    ResponderExcluir