quarta-feira, 18 de outubro de 2017

O Ladrão de Cadáveres (James Bradley)

A história desse romance se passa em Londres, durante a década de 1820. A julgar pelo título, tem-se a impressão de que a narrativa abordará algum tema de suspense, até mesmo apimentado com um pouco de terror. Contudo, tal expectativa não é correspondida, de forma que a história apresenta-se de uma forma pouco instigante e até mesmo sem um desfecho convincente.
Gabriel Swift é órfão e chega à capital inglesa, onde começa suas aulas com o professor de anatomia Edwin Poll, sob recomendação de seu tutor. Era sua chance de salvar seu futuro, construindo uma carreira sólida no ramo da medicina. As leis daquela época eram bem rigorosas em relação às autorizações para a necropsia, de forma que somente corpos de criminosos devidamente autorizados pela justiça poderia ser submetidos aos estudos de exumação. Nesse contexto, o contrabando era a melhor alternativa para que o ensino da anatomia não fosse prejudicado. Lucan era um dos principais fornecedores desse comércio macabro, saqueando os túmulos dos cemitérios a fim de obter a matéria-prima que era tão importante para os anatomistas. Quanto mais frescos e em menor estado de decomposição os corpos fossem obtidos, maior era o valor que os professores pagavam por eles.
Gabriel não era um aluno vocacionado para a medicina. Seus talentos eram mais desenvolvidos em desenhar as partes que eram dissecadas. No que diz respeito à sua vida amorosa, nutria uma grande afeição por uma prostituta famosa cujo nome era Arabella além de ser um viciado em ópio. Incomodava-o o fato de que tinha de se conformar em dividir a pessoa amada com outros homens, ao ponto de tal paixão levar Gabriel a agredir a pessoa errada, de forma que não lhe restara outra punição senão a dispensa do quadro de discentes do professor Poll. Sem dinheiro e largado pelas ruas, Lucan acaba envolvendo Gabriel em seu ofício macabro de conseguir defuntos e lucrar com esse negócio. Contudo, a obsessão de Lucan pelo lucro levaria a uma onda de assassinatos, no intuito de conseguir vender corpos ainda mais frescos e obter um melhor pagamento com isso. Gabriel se perde no vício e, principalmente, nesse trabalho sujo, perdendo até mesmo sua própria identidade e subvertendo os valores que o ópio ainda não apagara de sua consciência.
Não obstante o resumo anterior seja mais do que suficiente para que um autor de sucesso construa uma história instigante, não é o que acontece com O Ladrão de Cadáveres. Por outro lado, o que temos é uma narrativa cansativa, sem um escopo e um objetivo claros, com personagens confusos e poucos diálogos. Somente a divisão em capítulos curtos é capaz de torná-lo menos monótono. A obra divide-se em duas partes e a segunda tem como objetivo esclarecer um pouco os acontecimentos consequentes da primeira, principalmente depois de Gabriel envolver-se nos assassinatos para sustentar seu vício em ópio. De forma um tanto pior, essa segunda parte deixa a desejar no quesito desenvolvimento e desfecho. Com tantas críticas negativas, talvez possamos tirar bom proveito desse livro se o lermos sob a ótica da reflexão que ele traz sobre algumas dicotomias: vida/morte, vício/prazer, honestidade/corrupção, amor/possessão, etc.. Enfim, é o tipo de obra cuja apresentação visual da capa e o título aguçam o interesse, mas cujo enredo desafia o leitor a investigar a verdadeira mensagem que o autor e principalmente o protagonista ansiaram por transmitir. Trata-se de um livro que trabalha mais com a reflexão ao invés de fornecer um entretenimento leve e divertido.

REFERÊNCIA LITERÁRIA
Título:    Ladrão de Cadáveres, O
Autoria:  James Bradley
Editora:  Record
Ano:       2013
Local:     Rio de Janeiro
Gênero:  Drama

Nenhum comentário:

Postar um comentário