sexta-feira, 23 de setembro de 2016

A Arte de fazer Amigos (Roger Horchow / Sally Horchow)



            Como uma área extremamente importante do convívio humano, esse livro trata do tema amizade e, portanto, das questões envolvidas nas relações interpessoais.
            A amizade não é algo natural para todas as pessoas. Há aquelas que começam com um simples cumprimento e logo já estão partilhando pontos importantes de suas vidas, marcando encontros e atividades afins e há aquelas que demoram até mesmo a dar o primeiro passo na arte de conhecer novos amigos. Todavia, qualquer individuo participante de um mínimo da vida em sociedade está sujeito a se envolver com outras pessoas. O grau de interação nesses relacionamentos poderá determinar o surgimento de amizades duradouras ou simples encontros casuais.
            O casal autor desse livro traz uma proposta sistematizada em 70 dicas que visa auxiliar aqueles que desejam fazer novas amizades, manter as antigas e criar laços significativos. Dessa forma, a abordagem teórica que eles apresentam será útil tanto para pessoas que desejam criar novos laços, quanto para aquelas que andam meio esquecidas dos grandes amigos de outrora. Os autores esmiuçam os fatores que propulsionam o encontro com novas pessoas, a manutenção do contato e o resgate da proximidade de velhos amigos. As dicas são distribuídas em capítulos, que se subdividem em pequenas seções onde é apresentada uma pequena reflexão que depois será resumida com uma pequena frase sugestiva, incitando o leitor a tomar alguma atitude simples e prática em sua vida cotidiana. Alguns trechos são enriquecidos com pequenas histórias reais de pessoas que tiveram uma experiência prática semelhante ao que o texto aborda e tal experiência teve reflexos positivos em seus círculos sociais.
            Qualquer amizade duradoura deve ser permeada pelo respeito mútuo, interesses em comum e atividades em conjunto. A reciprocidade também é um fator importante, uma vez que o amigo é alguém capaz de confidenciar emoções e também recepcionar as emoções alheias. Portanto, a vida moderna com sua correria é um entrave perfeito para dificultar a aproximação dos amigos ou mesmo reduzi-la a encontros casuais. As ferramentas da tecnologia podem ser grandes aliadas na tarefa de manter os amigos atualizados sobre as atividades de cada um. Contudo, o encontro virtual jamais deve suprir a necessidade de encontros presenciais, uma vez que a partilha de emoções só é plenamente satisfeita sob os olhares do outro. Por outro lado, entre as dicas dos Horchow, encontra-se um tópico que ensina também a ser capaz de analisar quando uma amizade está se tornando desproveitosa para uma das partes, seja por interesses destoantes, seja por outros fatores. Consequentemente ensina também a necessidade de reconhecer o momento certo para romper com algum amigo que, por algum motivo, deixou de sê-lo.
            A abordagem de Roger e Sally serve tanto para relacionamentos profissionais quanto outros círculos da vida social. As dicas servirão em menor ou maior medida para qualquer um que tenha amigos ou deseje ampliar seu círculo de amizades, servindo também como reflexão para averiguar a qualidade das amizades em detrimento da quantidade de amigos. Envolver-se com outras pessoas é um risco necessário a qualquer crescimento saudável. Portanto, o leitor desse livro simples, fácil e eficaz poderá fazer uma auto-reflexão dos laços significativos que vem criando ao longo de sua vida.

REFERÊNCIA LITERÁRIA
Título:   Arte de fazer amigos, A
Autoria: Roger Horchow / Sally Horchow
Editora: Sextante
Ano:      2009
Local:    Rio de Janeiro
Gênero: Amizade | Comportamento | Psicologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário