quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

A Guerra dos Tronos: graphic novel (v.1) (Daniel Abraham / George R. R. Martin / Bruno Dorigatti)



Os best-sellers de George R. R. Martin pela série Crônicas de Gelo e Fogo são um sucesso mundial, tanto pelos livros quanto pela adaptação feita pela HBO com a série televisiva Game of Thrones. Nesse livro, o mundo de gelo e fogo ganha sua mais nova versão agora em formato de quadrinhos. A mesma história contada em diversas mídias repercute a fama que a franquia adquiriu, conquistando milhares de fãs.
Quem teve contato com os livros de George Martin sabe da disposição que se deve ter para esmiuçar suas centenas de páginas. Essa primeira edição, reúne seis capítulos em quadrinhos que contam parte dos acontecimentos narrados no primeiro volume da série A Guerra dos Tronos. A adaptação realizada pelo roteirista Daniel Abraham é perfeitamente fiel ao enredo de George Martin. Mesmo com o vasto número de personagens da obra original, o estilo gráfico da permite identificar aqueles que são protagonistas nos acontecimentos que são narrados, assim como as diversas histórias individuais que se entremeiam na história principal, formando uma única trama.
A história é basicamente a mesma. No mundo de Westeros, o Rei Robert (Casa Baratheon) e sua comitiva chegam a Winterfell com um convite a seu amigo Lord Eddard (Casa Stark) para assumir o posto do falecido Mão do Rei, Jon Arryn. Eddard aceita, mesmo com as suspeitas levantadas por sua esposa, de que o Mão do Rei anterior havia sido assassinado. Logo surgem novos indícios de que a família dos Lannister (cuja esposa de Robert pertencia) estaria planejando uma conspiração para tomar o trono de ferro. Enquanto isso, muito distante, a princesa Daenerys era dada como esposa a Khal Drogo, em uma união com o povo dothraki que possibilitaria a formação de um exército para retomar o domínio sobre o trono de ferro. O jogo de interesses entre as diversas casas acirrava a disputa pelos domínios e pela honra, de forma que ninguém mais era digno de confiança. Tentativas de assassinato, traições e manobras políticas são as jogadas que os inimigos fazem a fim de, paulatinamente, alcançarem seus intentos.
Aqueles que acompanham a série da HBO talvez esperem que os desenhos dos personagens possam ser semelhantes à fisionomia dos atores. Não é o que acontece na graphic novel, justificada pelo simples fato de que os autores imaginaram uma mídia inteiramente nova e diversa daquelas que já foram lançadas (livro e série televisiva). Contudo, os traços fortes da personalidade de cada um continuam presentes, como a delicadeza de Sansa, o jeito irônico de Tyrion, a nobreza de Eddard e por aí em diante.
O par formado entre prosa e imagem nas histórias em quadrinhos traz uma economia de páginas enorme. A imagem fala por si, dando a dinâmica da ação ao mesmo tempo em que retrata um fragmento da história. A destreza do desenhista Tommy Patterson em ilustrar as cenas adquiriu um acabamento muito elegante com as cores do brasileiro Ivan Nunes. Méritos também para o letrista Marshall Dillon. Para melhor conhecer os passos da quadrinização da história, essa edição conta com um apêndice onde o leitor poderá entender um pouco sobre o trabalho de cada um dos colaboradores dessa produção. No mais, a encadernação é uma excelente opção para aqueles que anseiam por conhecer o trabalho de George Martin, mas desistem quando tomam um de seus enormes livros nas mãos.

REFERÊNCIA LITERÁRIA
Título:       Guerra dos Tronos 1, A
Subtítulo:  graphic novel
Autoria:     Daniel Abraham / George R. R. Martin /  Bruno Dorigatti
Editora:     Casa da Palavra
Ano:          2013
Local:        Rio de Janeiro
Edição:      1ª
Série:        Guerra dos Tronos HQ - Volume I 
Gênero:     Aventura | Ficção fantástica | História em Quadrinhos 

Confira o trailer da série lançada pela HBO em 2011:

Nenhum comentário:

Postar um comentário