sábado, 12 de julho de 2014

O Ano de 1993 (José Saramago)


José Saramago é um escritor português famoso por seu estilo literário inteiramente próprio e pelo tom de ateísmo em seus escritos. Suas obras tiveram títulos adaptados para os palcos de teatro ou para as telas do cinema, como O Conto da Ilha Desconhecida e Ensaio sobre a Cegueira. Na obra em análise temos uma quebra do estilo de Saramago até então, de forma que o autor realiza uma mesclagem entre a fantasia poética e a prosa narrativa.
Embora sendo uma história curta, O Ano de 1993 traz uma temática indefinida sobre o escopo que compõe a estrutura dos fatos. Em uma análise do conjunto da obra, esta poderia ser definida como uma espécie de narrativa psicodélica em que os fatos narrados são sem nexo e sem conexão entre si. Não há personagens ou locais específicos, mas o que salta à vista é a impressão de uma cidade devastada, cujo senso de organização político-social foi seriamente quebrado. No entanto, esse plano de fundo é compreensível por se tornar o horizonte de sentido do contexto. Trata-se propriamente da narrativa descritiva do estado deplorável de um lugar que já fora belo e radiante.
Publicado em 1975, O Ano de 1993 traz influência do contexto histórico ocorrido há pouco em Portugal, da Revolução dos Cravos, que derrubara a ditadura salazarista. Desta forma, Saramago projeta em um futuro ainda distante – ano de 1993 – o retrato de uma sociedade corrompida e destruída pelos horrores da guerra, acreditando que seria esse o desfecho que ela acarretaria. Isso explica também o clima de melancolia, sobriedade e tragédia presente nas entrelinhas da narrativa.
Embora sem possuir uma linha de pensamento única, conforme foi dito anteriormente, alguns temas são evidenciados nos capítulos do texto: sexualidade, perpetuação da espécie, extinção, colapso social, religiosidade adaptada à circunstância, civilização em crise, etc.. Por meio deles, o autor delineia traços de indivíduos surpreendidos pela desestruturação iminente e obrigados a conduzirem suas vidas, independente da crise em que se encontram. Aqui é interessante notar os movimentos que são feitos diante da necessidade incontestável de adaptação e da missão moral de garantir a identidade enquanto civilização. Talvez seja um lapso de esperança que emana do sentimento, mesmo que fraco e abalado, do desejo tão humano de reconstrução e recomeço daquilo que fora completamente destruído.
O Ano de 1993 é um diferencial na produção de José Saramago. Nasce do imaginário do autor diante de um fato real da história de seu país. Como um todo, a ideia é de um horizonte apocalíptico. Com isso, Saramago de certa forma alerta para um final inevitável que o conflito sobreposto à diplomacia poderia ocasionar.


REFERÊNCIA LITERÁRIA
Título:         Ano de 1993, O
Autoria:       José Saramago
Editora:       Companhia das Letras
Ano:            2007
Local:          São Paulo
Edição:       
Gênero:       Épico

Um comentário:

  1. Acabei de ler a obra... Realmente incrível como o Saramago nos mostra, aos poucos, a complexidade do que está sendo tratado nas entrelinhas. Adorei, embora tenha se mostrado confuso até mesmo para os fãs do Autor!

    ResponderExcluir