sexta-feira, 11 de abril de 2014

Jesus, Filho de Deus e Filho de Maria (Luiz Carlos Susin)

jesus filho de deus e filho de maria 001          Frei Luiz Carlos Susin nasceu na cidade de Caxias do Sul (RS) no ano de 1949. Na Ordem dos Frades Capuchinhos, onde ingressou em 1968, estudou filosofia e teologia e doutorou-se nessa segunda pela Universidade Gregoriana de Roma em 1983. Compartilhou os frutos de seu conhecimento em diversas atividades pastorais e institutos como a Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana e o Instituto de Teologia da PUC-RS, ambos em Porto Alegre. Também contribuiu com o curso de teologia e espiritualidade da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), o Instituto de Teologia Pastoral do CELAM e o Instituto de Espiritualidade do Ateneu Antoniano de Roma. Dentre suas obras estão: O Homem Messiânico – uma Introdução ao Pensamento de Emmanuel Lévinas; Moral Emergente; Assim na Terra como no Céu; Aqui se conta – história de Nossa Senhora de Guadalupe.
          Como uma das personalidades mais intrigantes da história da humanidade, a figura de Jesus Cristo sempre foi alvo de admiração e contemplação, principalmente por aqueles que o veem como um baluarte para suas vidas. Porém, por diversos momentos dessa mesma história a divindade de Cristo foi superposta sobre a sua humanidade, de forma que ele fosse anunciado como um ser muito superior em sua essência, mesmo que revestido de carne frágil e corruptível. No enredo de sua obra, o autor busca contar a mesma história desse Jesus, já narrada pelos evangelistas e por diversos outros autores cristãos. No entanto, aqui se busca a conciliação da humanidade e divindade de Jesus, como se fossem dois planos indivisíveis e inseparáveis de uma mesma essência.
          Deus feito homem por sua encarnação no ventre de Maria, a vida do homem Jesus não foi vivida como se devesse ser superprotegida por algum fenômeno divino sobrenatural. Ele viveu como qualquer outro homem, sem nenhuma marca que permitisse sua imediata distinção perante as outras pessoas, por ser Deus feito homem. A índole de sua prática enquanto filho de Abraão e portanto, também judeu, é o que ocasionou suspeitas e discordâncias entre os mais entendidos da religião de seu tempo. Jesus viveu o judaísmo fazendo jus a sua missão como Messias esperado, bem como tentando purificar uma prática religiosa que aprendera a valorizar mais as expressões exteriores do que o cerne da mensagem: a vida do ser humano, em todas as suas dimensões. Desta forma, Jesus não hesitou em ser contrário à lei má interpretada quando a cultura de sua sociedade marginalizava os preferidos de Deus: pobres, endemoninhados, prostitutas, cobradores de impostos, doentes e leprosos. Foi por ensinar a ver Deus pelas feridas do próximo que Jesus foi perseguido, julgado, crucificado e morto. Porém, foi também por ser fiel à mensagem do Reino que ele ressuscitou e encorajou os discípulos a disseminarem sua palavra de salvação por onde fossem.
          Frei Luiz Carlos opta por uma análise da conciliação entre a pregação e os sentimentos de Jesus, enquanto Deus encarnado em corpo mortal e corruptível. Mesmo narrando sua vida no estilo literário de um ensaio, opta por ocultar exegeses aprofundadas para dar lugar a uma atitude mais contemplativa de Cristo. Desta forma, atinge seu objetivo de apresentar uma história vivida em meio a tantas outras, mas que modificou a raiz de todo o sofrimento, transformando-o em caminho de salvação.

REFERÊNCIA LITERÁRIA
Título:       Jesus, Filho de Deus e Filho de Maria
Autoria:     Luiz Carlos Susin
Editora:     Paulinas
Ano:          1997
Local:        São Paulo
Edição:     
Gênero:     Cristianismo | Espiritualidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário