sábado, 23 de fevereiro de 2013

Não espere pelo epitáfio... Provocações Filosóficas (Mario Sergio Cortella)


Mario Sergio Cortella é filósofo e professor. Trabalhou com o prof. Paulo Freire, grande pedagogo dos tempos atuais, e atuou em programas políticos de melhorias na área da educação. Sua atuação não se restringe ao ramo acadêmico, mas se estende também aos meios de comunicação, principalmente por programas de rádio, TV e publicações em jornais e revistas. Cortella possui obras de considerável importância que tratam de assuntos filosóficos, educacionais e epistemológicos.
Esta obra de Cortella é, na verdade, uma coletânea de crônicas publicadas no jornal Folha de São Paulo, entre os anos de 1994 a 2004. Portanto, o conteúdo das reflexões propostas trata de temas completamente atuais, ou busca fazer um elogio a assuntos que talvez não sejam tão atuais, mas que ficaram gravados como uma feliz recordação para quem não esqueceu os velhos tempos. Cortella não conservou uma linha específica de raciocínio ou reuniu crônicas que tratassem somente de assuntos semelhantes. O que encontramos é uma centelha de cada coisa, buscando incendiar no leitor o anseio pela reflexão. Num universo onde tantas experiências se entrecruzam, o autoquestionamento do que cada um busca para si mesmo torna-se cada vez mais necessário. Daí o subtítulo do livro sugerir que o que é apresentado são apenas provocações filosóficas.
O mundo pós-moderno requer do ser humano a capacidade de lidar com um variado acervo de coisas em tempo recorde. A capacidade de assimilação é um aprendizado imprescindível para todos aqueles que almejam “curtir” a vida ao máximo. No entanto, a cultura prega o ledo engano de que aproveita a vida aquele que faz de tudo um pouco e jamais abre mão de sentir prazer no que faz. Diante disso, uma gama de eventos vitais a que todo ser humano está sujeito, torna-se relativizada ou mesmo distorcida. Quais os apelos do amor em uma sociedade totalmente erotizada? Qual o sentido do sofrimento em um mundo completamente hedonista? Para onde foram as emanações do sagrado numa cultura afirmativa, pragmática e cientificista? O que foi feito com as famílias numa rede de relacionamentos marcados por um amor líquido, onde tudo o que é sólido se desintegra no ar? Como os cidadãos conciliam a necessidade do trabalho com o necessário tempo ocioso? Que tipo de termômetro usamos para aferir a carga de sentido do passar dos anos? Numa cultura transitória e tacocrática (marcada pela rapidez e instantaneidade) o que fica gravado na memória?
A vida como espaço existencial é curta demais para gastas em fatos epidérmicos e suficiente para ser vivida intensamente. As reflexões proposta nesse livro buscam suscitar no leitor a busca pelo seu próprio centro de equilíbrio, de forma que possa refletir sobre seu próprio existir como pessoa, bem como a importância que dá a tudo o que o rodeia. Afinal, o tempo que passa clama por ser vivido de modo criativo, dinâmico, cheio de vitalidade e inteireza naquilo que fazemos. O que não resta é tempo para a superficialidade. Enfim, o desconhecimento de quando findará nossa vida aponta que um dia poderá ser “cedo ou tarde demais, pra dizer adeus, pra dizer jamais...”


REFERÊNCIA LITERÁRIA
Título:       Não espere pelo epitáfio...
Subtítulo:  provocações filosóficas
Autoria:     Mario Sergio Cortella
Editora:     Vozes
Ano:          2005
Local:        Petrópolis
Edição:     
Gênero:     Filosofia

Nenhum comentário:

Postar um comentário