sábado, 21 de abril de 2012

Harry Potter e a Pedra Filosofal (Joanne K. Rowling)

harry potter e a pedra filosofal          A obra Harry Potter e a Pedra Filosofal traz os primórdios da história do menino-bruxo mais famoso do mundo. Um sucesso tanto nas prateleiras das estantes quanto nas telas do cinema. Um ícone do mundo contemporâneo que encanta e diverte diversos fãs pelo mundo inteiro, atingindo não só o público infanto-juvenil, como também os adultos. Desta forma, o mergulho no primeiro livro da saga traz consigo a sensação de uma estranha expectativa por descobrir o mistério que Harry Potter tem para atrair tanta gente.
          Tudo começa na Rua dos Alfeneiros, quando uma criança é deixada em um cesto à porta de um casa. Desde então, Harry Potter cresce junto à família dos Dursley: seus tios Petúnia e Válter e seu primo Duda. Conhecidos como "trouxas" no mundo dos bruxos, os Dursley tratavam Potter com indiferença e desamor, principalmente por conhecerem a verdadeira história do garoto e saberem que suas trapaças tinham um quê de sobrenatural. Em suas festas de aniversário, Duda era sempre mimado e recebia inúmeros presentes, enquanto Potter era ridicularizado e não ganhava nem mesmo os parabéns.
Brasão das 4 Casas de Hogwarts
          Estando prestes a completar seu décimo ano de vida, Harry Potter começa a receber estranhas cartas, convidando-o a ir a um lugar chamado Hogwarts. No entanto, seus tios sempre o impediam de ler as cartas, certos de que aquilo traria problemas para sua família. Vencidos pela avalanche de cartas trazidas diariamente por corujas, os Dursley resolvem fugir com Harry para uma ilha. Ao chegarem lá, são surpreendidos por uma visita ainda mais estranha, Rúbeo Hagrid, o bruxo encarregado da vigilância do Castelo de Hogwarts e que viera buscar Potter para sua viagem.
          Em Hogwarts, Potter descobre todo um passado desconhecido sobre si mesmo e sobre seus pais. O mais intrigante de tudo era a surpresa e o respeito de seus colegas, uma vez que ele havia sido o único bruxo que Voldemort – ou Você-Sabe-Quem, uma vez que tal nome era impronunciável entre a comunidade de bruxos – não conseguira derrotar. No entanto, Potter trazia consigo uma cicatriz na testa, adquirida na batalha em que seus pais foram mortos pelo temível bruxo.
          Hogwarts era uma escola para bruxos. Sob a direção de Alvo Dumbledore, o maior bruxo de todos os tempos, as turmas eram distribuídas em quatro casas: Grifinória, Lufa-lufa, Corvinal e Sonserina, sendo que os alunos eram escolhidos por um estranho chapéu sabe-tudo. O espírito de competição fazia com que os alunos procurassem cumprir assiduamente as regras e conquistar pontos para suas casas, especialmente nas acirradas partidas de quadribol, onde Harry Potter fora eleito o melhor apanhador, para a inveja de seu arrogante colega Draco Malfoy. Mas Hogwarts também tinha seus mistérios e o maior deles viria a ser descoberto por Harry, juntamente com seus amigos Rony e Hermione: a existência de uma pedra mágica, guardada por um cão de três cabeças, que era capaz de garantir a imortalidade a quem a possuísse. Assim, Harry e seus amigos se aventuram por uma trama de segredos atrás das verdades sobre a pedra filosofal.
          Àqueles que estão acostumados às literaturas repletas de tramas racionais, talvez seja difícil entrar no mundo Harry Potter. Isso porque toda a história é um convite à imaginação de seres estranhos, lugares surpreendentes e poderes fascinantes. E é justamente nessa arte criativa de entrelaçar figuras do imaginário que repousa o incrível poder mágico desta primeira obra da saga.
 
ROWLING, Joanne K.. Harry Potter e a Pedra Filosofal. Rio de Janeiro: Rocco, 2000. 262 pgs.

Confira o trailer da adaptação para o cinema lançada em 2001:


Nenhum comentário:

Postar um comentário