sábado, 24 de agosto de 2013

Príncipe da Pérsia (Jordan Mechner)



            Em sua origem, Príncipe da Pérsia nada tem de literatura, senão a inspiração que seu autor teve com a leitura do famoso clássico As Mil e uma Noites. O tema foi adaptado para as plataformas gráficas dos videogames e, portanto, não demandava grandes explicações sobre a história, mas sim uma distração eletrônica bem divertida. Contudo, os cenários gráficos dos jogos evoluíram e, frente às novas tecnologias, as novas franquias de jogos suscitaram a necessidade de algumas respostas acerca daquele personagem das telas: quem era ele? Quais eram suas origens? Qual o escopo de sua missão? Esta graphic novel (romance em quadrinhos) surge na tentativa de abordar esse tema, para que os fãs possam situar no tempo e no espaço a história do príncipe. Paralelamente ao seu surgimento, também foi lançado o filme Príncipe da Pérsia: as areias do tempo, de forma que ambos conservam uma intrínseca relação. 
         Embora dotado do aspecto cômico e dinâmico que o estilo em história em quadrinhos proporciona, o contexto da história pode parecer um pouco confuso. Na verdade, são duas histórias de dois príncipes, em dois períodos diferentes e numa mesma localidade, a cidade de Marv. Os destinos de ambos, em algum momento e de alguma maneira, entrelaçam-se.
            No século IX D.C. o trono de um palácio real era ocupado por três príncipes: Guiv, Layth e Guilan. Uma dissidência entre eles fez como que Guiv fosse viver em uma fortaleza, guiado pelo pavão Turul, enquanto Guilan estava grávida de Layth. Na fortaleza, Guiv e o povo tem uma revelação de que uma criança nasceria e derrotaria todos os soberanos e súditos que traziam a escravidão ao povo. O fato se daria na terceira lua cheia do 481º ano da lua. Ao se aproximar, um decreto imperial fez com que 72 crianças fossem mortas e enterradas em algum lugar, tornando-se uma lenda no reino da Pérsia. Porém, o menino sobrevivera.
            No ano XIII D.C, a garotinha Shrin resolve fugir, frente à vida reprimida que o pai lhe impunha. Em sua fuga, entra em um poço e encontra o jovem Ferdos, que era incumbido da tarefa de abrir as compotas para que a cidade fosse irrigada. No entanto, Ferdos levava uma vida anônima e escondida em um local bastante secreto. Conhecia as histórias do passado e vivia a fantasia de que era um príncipe, faltando-lhe apenas uma princesa. A profecia de que "um príncipe surgiria das águas onde ninguém o conhecia" estava muito próxima de se realizar.
            Ao contrário do que parece, a história narrada e ilustrada em Príncipe da Pérsia não se baseia em nenhum dos jogos lançados sobre a série. Tais jogos trouxeram várias versões do príncipe em contextos de construção diferentes. Com isso, a obra em questão visa dar uma solução definitiva ao impasse curioso sobre os primórdios do famoso príncipe guerreiro e suas lendas, valorizando também o contexto social da história.

MECHNER, Jordan. Príncipe da Pérsia: graphic novel. Rio de Janeiro: Galera Record, 2010. 208 pgs.
  
Confira o trailer do filme Princípe da Pérsia: as areias do tempo 
lançado em 2010:

Nenhum comentário:

Postar um comentário