segunda-feira, 12 de maio de 2014

Batman: o cavaleiro das trevas (Frank Miller)

            O homem-morcego, heroi épico dos quadrinhos e do cinema, sempre foi concebido como um rival sagaz e temido por seus inimigos. Contudo, o que acontece quando o peso dos anos lhe cai sobre as costas e os crimes em Gotham City se tornam cada vez mais hediondos? Frank Miller recria o heroísmo de Batman nessa clássica edição de colecionador, dividida em 4 partes: 1ª) O retorno do morcego; 2ª) O morcego triunfa; 3ª) Caça ao morcego; 4ª) A queda do morcego.
            Dez anos se passaram desde que Gotham testemunhou a última aparição de Batman. Todavia, a onda de crimes na cidade torna-se cada vez mais avassaladora, principalmente pela ação da gangue dos mutantes. De sua mansão, o milionário Bruce Wayne acompanha as notícias dos jornais, acerca dos delitos que degradam a cidade por toda parte. Para ele, Batman tornar-se-ia apenas mais uma lenda que não fora capaz de dar conta da tragédia que é a vida real, não fosse o renascimento interior que experimenta, fazendo com que volte à ativa, mesmo aos 55 anos de idade e sob as advertências sempre precavidas de seu mordomo, Alfred.
            O cavaleiro das trevas abandona o desgaste que o tempo lhe inflingira para novamente brilhar como o justiceiro de Gotham, sempre motivado e assombrado pela morte de seus pais. Contudo, o cenário que a mídia lhe apresenta não é nada favorável: o comissário Gordon se demitira e, em seu posto, assumira Ellen Yindel, totalmente contrária à ação de Batman, cujo primeiro ato é a expedição de um mandado de prisão para o super-heroi. Mesmo com suas investidas espertas e sempre bem sucedidas na detenção dos criminosos, os noticiários o retratam como alguém que perturba a paz social de Gotham, através de crimes como invasão de domicílio, assassinato e fomento a desordem. Para justificar isso, a mídia ainda retoma o dossiê do caso Harvey Dent que, após cirurgias de reconstrução, deixara de aparentar o Duas-caras, mas continuava com sua natureza criminosa. Traz também a figura do temível vilão Coringa, que vinha se tratando em um sanatório e, segundo seus médicos, estava plenamente apto para ser reintegrado à sociedade. Alheio a isso, o escopo da missão de Batman era prender o líder da gangue dos mutantes. E isso quase lhe custou a vida, não fosse o auxílio de um personagem ímpar – Robin – que, hilariantemente, é apresentado sob a figura de uma adolescente.
            O retorno de Batman e suas novas aparições faz ressurgir o espírito maligno de outro velho inimigo: o próprio Coringa. Contudo, outros personagens marcantes da história do morcego também se encaixam no contexto: a mulher-gato, apresentada sob o nome de Selina; e o Arqueiro (Oliver) que, ao final contribui significativamente para o sucesso de Batman.
            Miller traz ainda outro impasse que a população vinha vivendo. O mundo estava sob a ameaça de uma guerra nuclear, devido a uma crise internacional, sendo que a extinta União Soviética ameaçava lançar uma ogiva nuclear na ilha de Corto Maltese. Estando essa missão além das forças de Bruce Wayne, a história traz à tona outro personagem central da DC Comics: Clark Kent, o Super-homem. O homem de aço ser tornara simplesmente um soldado especial à serviço do governo, sendo que sua ideologia ia na direção contrária àquela do cavaleiro das trevas. A crise internacional lançara a população norte-americana em um caos que era visível pelas ruas. Portanto, divergências à parte, ironicamente os dois super-herois deveriam unir suas forças para restabelecer a ordem: um detendo o míssil que destruiria Corto Maltese e o outro pacificando a onda de terror sobre Gotham. Era a chance do Super-homem se consagrar como o heroi universal. Paralelamente, Batman poderia imortalizar sua existência, mesmo que forjando sua própria morte e reunindo aliados para um novo começo.
            A história de Frank Miller desconstroi alguns dos fatos consagrados à respeito do homem-morcego, rompe com a sequencia do cavaleiro das trevas e cria uma espécie de desfecho alternativo para a lenda. Aos leitores mais fanáticos, o enredo talvez soe como uma deturpação do mito de Gotham City, com um final nada glorioso e pouco entusiástico. Contudo, é apenas mais um final para aquilo que entrou para a história como imortal e infindável. E até mesmo para o mordomo Alfred, a morte de Batman não satisfaz o apetite dos críticos: uma morte que, por si só, é "Não boa o suficiente".

REFERÊNCIA LITERÁRIA
Título:          Batman
Subtítulo:     o Cavaleiro das Trevas
Autoria:        Frank Miller
Editora:        Abril
Ano:             1989
Local:           São Paulo
Edição:        
Série:           Cavaleiro das Trevas, O
Gênero:        História em quadrinhos | Aventura

Confira o trailer da animação adaptada da obra, lançada em  2012:

TRAILER PARTE 1

TRAILER PARTE 2
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário