quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Harry Potter e a Ordem da Fênix (Joanne K. Rowling)


    Os acontecimentos do último ano na Escola de Magia de Hogwarts tinham deixado todos atônitos diante do possível retorno de Voldemort. Era essa a apreensão dos alunos durantes suas férias. Para Harry Potter especialmente, um ataque inesperado de dementadores durante sua temporada na casa dos Dursley o fizera utilizar magia fora dos limites da escola e no mundo dos "trouxas", o que lhe traria problemas com o Ministério da Magia. Com isso, suas férias são interrompidas e ele se reúne aos amigos Hermione e Rony na casa do padrinho no Largo Grimmauld, onde conhecem a Ordem da Fênix. Esta era uma associação fundada por Alvo Dumbledore para combater os comensais da morte, evitando que Voldemort criasse um exército e espalhasse o pânico pelo mundo dos bruxos e que vinha atuando de forma clandestina para não ser descoberta pelo Ministério da Magia.
    O retorno dos alunos a Hogwarts não foi dos mais animadores. Para Harry então, uma expulsão o esperava e, somente após a intervenção de Dumbledore seria readmitido na escola. Os exames dos Níveis Ordinários de Magia (NOMs) estavam prestes a acontecer e seu resultado poderia definir o futuro de cada aluno como bruxo. O Ministério da Magia estava tomando cada vez mais o controle do território de Hogwarts e decidira afastar o diretor Dumbledore de suas funções. Para a disciplina de Defesa Contra as Artes das Trevas, a insuportável nova professora Dolores Umbridge havia sido designada e, diante das diversas insubordinações que ocorriam em Hogwarts, o ministério a nomeou como Alta Inquisidora da escola. Era mais uma manobra para o controle total de Hogwarts, especialmente pelas diversas detenções a que Harry foi submetido, inclusive sua proibição definitiva de participar dos jogos de quadribol.
    Contudo, Harry e seus amigos estavam convictos do retorno de Voldemort e do perigo a que estavam submetidos caso os alunos não soubessem se defender. Desta forma, é fundada a Armada de Dumbledore, uma espécie de turma secreta cujo professor seria Harry Potter no ensino de defesa contra as artes das trevas. Por outro lado, o arquirrival de Harry, Draco Malfoy, havia fundado a Brigada Inquisitorial com o objetivo de colaborar como o ministério e a Profª Umbridge a coibir ações ilícitas na escola.
    Harry vinha tendo diversas alucinações em que via pessoas queridas sendo atacadas pelo lorde das trevas. O primeiro deles foi contra o Sr. Arthur Weasley, quase o matando. Como tais alucinações eram verdadeiras, o ex-diretor Dumbledore convocara o Prof. Snape para que ministrasse a Harry Potter aulas de Oclumência, visando ensiná-lo a bloquear sua mente contra o controle de Voldemort e proteger os que estivessem a sua volta. Um segundo ataque seria ainda mais catastrófico, pois ocasionaria a morte de seu padrinho Sirius Black.
    O clima se tornava cada vez mais sombrio. A descoberta de uma profecia traria ainda mais mistério:  

"Aquele com o poder de vencer o Lorde das Trevas se aproxima... nascido dos que o desafiaram três vezes, nascido ao terminar o sétimo mês... e o Lorde das Trevas o marcará como seu igual, mas ele terá o poder que o Lorde das Trevas desconhece... e um dos dois deverá morrer na mão do outro pois nenhum poderá viver enquanto o outro sobreviver... aquele com o poder de vencer o lorde Trevas nascerá quando o sétimo mês terminar..."

 Segundo ela, uma criança nascida em uma data específica seria capaz de derrotar o Lorde das Trevas. A descoberta dessa data provava que Harry Potter ou Nevile Longbottom seria essa criança. Com isso, Harry faria novas descobertas à respeito de seu passado e sobre a morte de seus pais, libertando ainda mais toda a fúria que sentia pelas tragédias de sua vida.

REFERÊNCIA LITERÁRIA
Título:       Harry Potter e a Ordem da Fênix
Autoria:     Joanne K. Rowling
Editora:     Rocco
Ano:          2003
Local:        Rio de Janeiro
Edição:     
Série:        Harry Potter - Livro V
Gênero:     Infanto-juvenil | Aventura | Fantasia

Confira o trailer da adaptação para o cinema lançada em 2007:
 

sábado, 15 de fevereiro de 2014

Fatos & Mitos sobre a sua saúde (Fernando Lucchese)

fatos & mitos sobre a sua saude          Nascido em 1947 na cidade de Farroupilha, Rio Grande do Sul, Dr. Fernando Lucchese dedicou-se desde cedo aos estudos e graduou-se em medicina em 1970, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Em seu campo de atuação, especializou-se em cirurgia cardiovascular e chegou a ser chefe do Instituto de Cardiologia. No exercício de sua profissão, Dr. Lucchese sempre cultivou os valores da atenção, cuidado e respeito, indispensáveis para um tratamento responsável aos seus pacientes. Sua experiência abarca mais de 25 mil cirurgias cardíacas e 70 transplantes de coração. Em sua carreira editorial, publicou diversos livros sobre o tratamento e a prevenção de doenças como Pílulas para Viver Melhor; Pílulas para prolongar a Juventude; Comer bem, sem culpa; Viajando com Saúde ; Desembarcando o Diabetes; Desembarcando o Sedentarismo; Desembarcando a Hipertensão; Desembarcando o Colesterol e Dieta Mediterrânea. Ciente de que o mistério da vida humana transpõe os limites físicos do corpo, Dr. Lucchese acredita que o bem estar e a recuperação estão intimamente ligados ao estado emocional, afetivo, familiar, profissional e espiritual de cada pessoa.
          Fatos & Mitos sobre sua saúde é um livro de muitas curiosidades. A sabedoria da cultura popular desenvolveu ao longo de sua formação como povo, diversas técnicas terapêuticas que, a princípio, nada tem a ver com a medicina científica. Dentre essas, muitas acabaram por se revelar como muito certas e eficazes para o diagnóstico e tratamento das doenças; outras ainda desafiam os cientistas a descobrir o misterioso efeito que produzem; ainda outras, acabaram por se revelarem como verdadeiros mitos da sabedoria popular.
          Nesta obra, Dr. Fernando Lucchese busca responder algumas dessas muitas questões que, desde crianças, as pessoas vão sendo ensinadas como lições básicas quando o assunto é saúde: Bocejo é contagioso? Verruga cura com benzedura? Pode-se segurar um espirro? Susto acaba com soluço? Câncer é contagioso? Manga com leite faz mal? Passar embaixo da escada prejudica o crescimento das crianças? Essas são apenas algumas das muitas dúvidas que aprendemos a conviver sem nem mesmo saber a real eficácia das soluções herdadas com os antepassados.
          Ilustrado e dinâmico, a obra do Dr. Lucchese se apresenta como um manual divertido para conferirmos se aquela receita milagrosa aprendida com a avó, ou aquela recomendação enérgica dada por nossas preocupadas mães de fato fazem sentido, à luz da ciência. Alguns dos fatos e mitos deixarão certas pessoas boquiabertas enquanto outros revelarão o lado pitoresco das crendices populares. Um livro divertido, leve e bem humorado que permite ao leitor um passatempo agradável enquanto compreende um pouco mais sobre a própria saúde.


REFERÊNCIA LITERÁRIA
Título:       Fatos & Mitos sobre a sua saúde
Autoria:     Fernando Lucchese
Editora:     L&PM
Ano:          2007
Local:        Porto Alegre
Edição:     
Gênero:     Saúde | Curiosidades

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Mundo Perdido (Michael Crichton)


         Adaptado para o cinema por Steven Spielberg em 1997, Mundo Perdido é a continuação do que ocasionou a criação do Parque Jurássico, retratada na primeira obra Parque dos Dinossauros. Afinal, aquele que teria sido um empreendimento inédito e revolucionário, de fato fora tido como arquivo-morto após os terríveis acontecimentos na ilha de Hammond?
        Seis anos haviam passado desde que ocorreram as tragédias em Isla Nublar, na Costa Rica, no verão de 1989, e que culminaram na ruína da empresa de engenharia genética InGen. Os sobreviventes guardavam silêncio de tudo o que haviam assistido e as autoridades provocaram a queima de arquivo daquilo que restara, a fim de que a humanidade não viesse a temer a disseminação das perigosas criaturas. Porém, especulações eram espalhadas, de que dinossauros ainda viviam na região chamada pelos nativos de Las Cinco Muertes, o que era improvável, já que todos haviam sido destruídos pelas forças de segurança. Richard Levine, um professor e pesquisador obstinado que acreditava piamente em tais especulações, resolvera investigar. Após um incidente em que perdera o assistente Diego, Levine confirmou a existência dos dinossauros e organizou uma expedição para estudar seus hábitos de vida.
        Ian Malcolm era um matemático e teórico que fora testemunha ocular dos desastres ocorridos em Isla Nublar. Cético em relação às descobertas de Levine, resolvera ceder às importunações desse e integrar a expedição que iria à ilha. Completavam a equipe: Thorne, professor universitário e chefe do grupo desenvolvedor da tecnologia aplicada nos trailers Explorer, encomendados por Levine na exploração do parque; Ed James, mecânico e membro da equipe de Thorne; Dra. Sarah Harding, bióloga que realizava um estudo de campo com predadores em Seronera (Tanzânia) e amiga pessoal de Malcolm. Mais tarde, duas crianças, os irmãos Arby e Kelly, seriam descobertos escondidos nos trailers e também integrariam a comitiva, mesmo diante das reprimendas de Levine.
        Outra equipe também partiria rumo à ilha, porém com interesses opostos. Lewis Dodgson havia participado na conspiração que dera origem ao desastre de 1989. Seu objetivo agora era capturar ovos diretamente dos ninhos dos animais, visando criá-los em um parque temático continental. Auxiliar-lhe-iam nessa tarefa, os comparsas George Baselton e Howard King.
        Ao chegarem a Isla Sorna, os exploradores logo se surpreendem com o primeiro mistério da InGen. Hammond havia usado a ideia de Isla Nublar como um Parque Jurássico aberto à visitação turística, como um álibi para ocultar os verdadeiros experimentos com dinossauros que vinham sendo feitos em Isla Sorna, no local chamado de "Sítio B". Ali os dinossauros eram criados soltos, sem nenhuma espécie de cerca ou proteção, de forma que a natureza os permitisse adaptarem-se numa cadeia ecológica perfeitamente harmônica e auto-sustentável. Levine e sua equipe constataram que o experimento com as criaturas extintas há milhares de anos obtivera pleno êxito, recriando uma espécie de "mundo perdido". Contudo, a presença de seres humanos nesse ecossistema representaria um fator de desequilíbrio, principalmente ao invadir o território dos ninhos e das crias dos animais. As equipes de Levine e Dodgson veriam irromper toda a brutalidade dos instintos dos animais que sentiam a perpetuação de sua prole ameaçada. O maior desafio seria escapar com vida da temível ira dos animais.
        Quem acompanhou a primeira obra, verá que esta segunda apresenta um enredo promissor, porém menos impactante. As explanações teóricas, análises de dados de computadores e abordagens sobre engenharia genética dão lugar à uma maior narração dos fatos. O roteiro do filme também apresenta grande distância do enredo da obra propriamente dito, embora possa levar maior emoção ao telespectador do que ao leitor. Fica a cargo de cada um a tarefa de julgar criticamente a obra, segundo o conteúdo que mais lhe agrade. Porém, a riqueza da contribuição da mesma para o gênero ficção científica dispensa comentários.


REFERÊNCIA LITERÁRIA
Título:       Mundo Perdido
Autoria:     Michael Crichton
Editora:     Rocco
Ano:          1996
Local:        Rio de Janeiro
Edição:     
Gênero:     Ficção científica | Suspense

Confira o trailer da adaptação para o cinema lançada em 1997: