domingo, 31 de agosto de 2014

O Mar de Monstros (Rick Riordan)



O Mar de Monstros é o segundo livro da série juvenil de aventura e fantasia Percy Jackson e os Olimpianos em que um garoto descobre que é um meio-sangue (=semideus), ou seja, filho de um deus e um mortal. A série é construída com base nas figuras da mitologia grega, sendo que o espaço e o tempo onde a trama acontece é o mundo atual, mais especificamente cidades dos Estados Unidos. Essa visão futurista dos consagrados mitos sobre deuses e heróis já traz uma temática inovadora na série de sucesso de Rick Riordan, que teve os dois primeiros livros adaptados para o cinema pela 20th Century Fox.
Então com 13 anos de idade, Percy Jackson parte para seu primeiro e último dia de aula na nova escola. Isto porque uma confusão durante uma aula esportiva fizera com que sua amiga Annabeth o levasse de volta ao Acampamento Meio-sangue para a temporada de verão. Ao chegar lá, fica sabendo da demissão do diretor Quíron e recebe uma novidade inusitada: seu irmão Tyson seria seu mais novo companheiro na temporada. A novidade não o agrada já que Tyson era um ciclope e Percy deveria enfrentar a gozação dos demais colegas.
A temporada já iniciava com uma ameaça grave. A lenda dizia que, quando Thalia, filha de Zeus, estava à beira da morte, seu pai a transformara em uma árvore e criara uma barreira de proteção para que os homens e outras criaturas não lhe fizessem nenhum mal. Essa árvore ficava no acampamento e sua barreira estava enfraquecendo, deixando os alojamentos vulneráveis. Somente um artefato poderia salvar Thalia e consertar a barreira: o Velocino de Ouro, que tinha poder para trazer de volta à vida qualquer ser. Contudo, o velocino estava em poder do gigante e temível ciclope Polifemo, que habitava na região do Mar de Monstros, conhecida pelos humanos como Triângulo das Bermudas.
Como não se simpatizava com Percy, o novo diretor Tântalo encarregara Clarice, filha de Ares, para ir em busca do velocino que salvaria o acampamento. Contudo, Percy e seus amigos descobrem que Luke, o protagonista do roubo do raio no livro anterior, estava por trás dos males que vinham acontecendo e decidem também partir rumo à missão, levando somente alguns presentes dados por Hermes. A missão tinha também o objetivo de resgatar Grover, que havia sido aprisionado na ilha de Polifemo.
O objetivo de Percy e seus amigos está embasado por uma profecia que dizia os rumos que a missão poderia tomar:

Navegarás com guerreiros de osso em navio de ferro,
O que procuras, hás de encontrar, e teu o tornarás,
Mas sem esperanças dirás, minha vida em pedra enterro,
Sem amigos falharás e, voando só, retornarás.

A continuação da série Percy Jackson e os Olimpianos traz alguns diferenciais em relação ao primeiro volume da série. Como é uma continuação da mesma história, narrada em outra perspectiva, o autor economiza palavras ao dispensar a explicação longa e didática sobre quais deuses ou figuras do Olimpo sua história deseja focar. Com isso, a história fica mais curta e menos maçante, já que dispensa longas apresentações descritivas. Nesse volume, o contato de Percy com os deuses do Olimpo também é um pouco mais restrito, bem como o contato direto com seu pai Poseidon.  

REFERÊNCIA LITERÁRIA
Título:        Mar de Monstros, O
Autoria:      Rick Riordan
Editora:      Intrínseca
Ano:           2009
Local:         Rio de Janeiro
Edição:      
Série:         Percy Jackson e os Olimpianos - Livro II
Gênero:      Fantasia | Aventura

Confira o trailer da adaptação para o cinema, lançada em 2013:  


quinta-feira, 21 de agosto de 2014

O Cavaleiro dos Sete Reinos (George R. R. Martin)



            Mundialmente famoso pela aclamada série Crônicas de Gelo e Fogo, George Martin traz a seus leitores esse livro fabuloso. Na verdade, trata-se de uma série de antologias de contos publicadas pelo autor e reunidas nesse volume pela Editora Leya. O tempo da história é um período, cerca de 90 anos antes de Guerra dos Tronos, o primeiro livro da série, mas que não conserva muita relação com este, de forma que se apresenta como uma história que ocorre no mesmo mundo de Westeros, mesmo que independente.
           A história divide-se em três capítulos com acontecimentos bem definidos: 1º) O Cavaleiro Andante; 2º) A Espada Juramentada; 3º) O Cavaleiro Misterioso.
            No primeiro, Dunk é o escudeiro de Sor Arlan de Centarbor, que veio a morrer após ser acometido por um resfriado enquanto cavalgavam rumo ao torneio da Campina de Vaufreixo. Mesmo sempre se referindo ao garoto como "o pateta, cabeça-dura como uma muralha de castelo", Sor Arlan havia cumprido o rito que transformara Dunk em um cavaleiro. No caminho, Dunk encontra-se com um garoto de cabelo raspado chamado Egg e, diante da insistência, torna-o seu escudeiro. Cheio de dúvidas, Dunk consegue alguns trocados para adquirir um escudo e nova armadura e, sob o nome de Duncan, o Alto (devido a seu porte grande e imponente), entra na disputa. Contudo, ao envolver-se em uma confusão, Dunk é submetido ao famoso Julgamento por Sete, impressionando a todos em uma batalha decisiva.
            No segundo conto, Dunk e seu escudeiro partem em caminhada. Nas terras de Sor Eustace Osgrey, em Pousoveloz, descobrem que a seca alarmante que a atingia era devido à Viúva Vermelha, que havia desviado o curso do riacho xadrez. Após juramenta-se a Sor Eustace, Dunk recruta guerreiros do vilarejo e parte para combaterem a Senhora Rohanne em Fosso Gelado, sua morada. Todavia, o encontro com a viúva e seu relato sobre os fatos colocaria em xeque a versão apontada por Sor Eustace. Novamente os garotos deveriam consertar o conflito que poderiam ter evitado, caso não se envolvessem onde não lhes dizia respeito.
            Na terceira história, os dois jovens desejam conhecer a famosa Muralha localizada no norte de Westeros e parte rumo a ela. No caminho encontram-se com um grupo de cavaleiros que partia rumo a um torneio por ocasião do casamento de Sor Butterwell de Alvasparedes com uma Frey da Travessia. O prêmio para o vencedor seria alguns ovos de dragão, um artigo muito apreciado durante aquele auge da dinastia Targaryen. Juntamente com os outros cavaleiros andantes, Dunk descobriria uma conspiração por parte do cavaleiro cognominado como Violinista, que pretendia derrubar a coroa. 
            Conforme já mencionado, esse livro não possui muitas relações com as histórias de Crônicas de Gelo e Fogo. Contudo, alguns eventos a que a série faz alusão, são detalhados nesse volume. Exemplo desses é a Rebelião Blackfyre e o auge do Reinado da Casa Targaryen. Por outro lado, tais relações não são perceptíveis apenas se olharmos os livros como histórias independentes. Os volumes que compõem a série Crônicas de Gelo e Fogo fazem menção a Dunk e Egg em algumas partes específicas que, no momento, fogem aos objetivos desta resenha. Além do mais, conforme revelado pelo autor George Martin em suas entrevistas, esses três contos não esgotam as histórias de Dunk e Egg, de forma que outros volumes estão em vistas de produção para abordar ainda mais sobre suas aventuras e o papel que desempenham no mundo de Westeros.

REFERÊNCIA LITERÁRIA
Título:       Cavaleiro dos Sete Reinos, O
Subtítulo:  Histórias do mundo de Gelo e Fogo
Autoria:     George R. R. Martin
Editora:     Leya
Ano:          2014
Local:        São Paulo
Edição:      1ª
Gênero:     Aventura | Ficção fantástica

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

O Menino no Espelho (Fernando Sabino)

"Quando eu era menino, os mais velhos perguntavam:
- O que você quer ser quando crescer?
Hoje não perguntam mais. Se perguntassem, eu diria que quero ser menino."

            Marcado pela simplicidade e singeleza com que é escrito, esse livro conta a representação de mundo do menino Fernando e suas peripécias durante sua infância em Belo Horizonte. Lançado em 1982, a obra escrita em primeira pessoa na verdade possui grande teor autobiográfico, de forma que revela muito da própria infância do autor na década de 20, em uma nostalgia que não lamenta o que passou e sim revive as boas lembranças de um tempo vivido com toda pulsação possível.
            As memórias de Fernando iniciam com o conto da galinha de estimação, Fernanda, que ele ensinara a "falar" e salvara de ir para a panela. Passam pelas estripulias junto aos amigos, bem como as enrascadas ao enfrentar o valentão da escola. Vão até seu primeiro encantamento apaixonante por sua melhor amiga, Mariana, que viria a se tornar também sua primeira decepção amorosa. E por aí seguem diversas outras histórias de um tempo gostoso que termina no episódio em que ele se vê como homem formado, porém desejoso de voltar a ser menino novamente.
            Para além das linhas deste romance, temos um elogio da vida infantil que, com os tempos modernos, a técnica e as comodidades atuais, vem sendo gradativamente substituída por novas formas de comportamento que nem sempre libertam o mundo de fantasias das crianças. Nas memórias do autor, cada detalhe era importante, como a composição de um cenário bonito que o tempo não seria capaz de apagar. O terreiro de casa, as advertências dos pais, o coelho Pastoof, o cachorro Hindenburgo e a galinha Fernanda de estimação, a visita de sua prima Cíntia, o voo pelo céu de Belo Horizonte, o seu reflexo no espelho transformado em um novo amigo sob o codinome Odnanref... Ilustrações enriquecem ainda mais a narrativa, como se tivessem sido esboçadas pelo próprio menino. Tudo transmite a essência de um passado bucólico que, se possível fosse vivê-lo novamente, ainda que da mesma forma repetida, seria mais pungente do que o tempo atual.
            A obra é também uma jornada para a Belo Horizonte de décadas passadas, quando se podia brincar tranquilamente em lugares famosos que hoje foram dominados por todos os problemas característicos de uma grande metrópole.
            Através da prosa simples, memorialística e muito próxima à linguagem coloquial, Fernando Sabino chama a atenção para a importância de estimular e deixar livre a imaginação pueril das crianças. É necessário deixá-las viverem e descobrirem o mundo mágico que as cerca, sem querer moldá-las para serem pequenos adultos em miniatura. Isso moldará e condicionará os adultos que elas virão a se tornar um dia. Contudo, talvez a mensagem mais importante dessas páginas, seja a de que ninguém, por mais vivido que seja, deve deixar morrer dentro de si a criança que foi um dia.

REFERÊNCIA LITERÁRIA
Título:         Menino no Espelho, O
Subtítulo:    romance
Autoria:       Fernando Sabino
Editora:       Record
Ano:             1994
Local:           Rio de Janeiro
Edição:         39ª
Gênero:        Romance

Confira o trailer da adaptação para o cinema lançada em 2014: